facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

A diretoria da AdUFRJ convoca todos os sindicalizados para a assembleia na próxima sexta-feira, dia 26, com primeira convocação às 14h30. A pauta única é a aprovação ou não da proposta do governo aos professores, apresentada na mesa de carreira do dia 19 de abril. Leia a íntegra da proposta aqui.
 
Todos os sindicalizados receberam pelo e-mail cadastrado a convocação oficial com o link para a sala remota. A votação será pelo sistema Helios Voting.
 
As credenciais para a votação também serão encaminhadas para o e-mail do docente cadastrado junto à AdUFRJ. Em caso de não recebimento das credenciais, o professor poderá entrar em contato através do whatsapp/telefone 21-99365-4514.
 

O governo se reuniu com os sindicatos que representam os professores federais no fim da tarde desta sexta-feira, dia 19. Os representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços públicos ofereceram 9% de reajuste em 2025 e 3,5% em 2026. Além disso, propuseram alteração dos steps (ou seja, no percentual de ganho entre enquadramentos da carreira) nas classes C e D (do Magistério Superior) e DIII e DIV (do magistério do EBTT) de 4%, para 4,5% a partir de janeiro de 2025. Veja aqui a íntegra da proposta do governo.

O governo federal também se comprometeu a acolher a demanda dos sindicatos de dispensar o ponto dos docentes do ensino básico, técnico e tecnológico. Houve, ainda, o anúncio da revogação da portaria 983/2020, que regulamentava ações no âmbito da docência EBTT, muito criticada pelos estudiosos em educação.

Sobre o resultado da mesa de negociação, a AdUFRJ considera que foi uma sinalização melhor do que a anterior, mas acredita que ainda é possível obter mais ganhos. "Seja em termos de salário, seja em termos de reestruturação da carreira como, por exemplo, com a eliminação dos níveis de entrada nos quais o salário é mais baixo", avaliou a presidenta da AdUFRJ, professora Mayra Goulart.

 

Nos últimos dias, professores realizaram panfletagem convidando a comunidade da UFRJ para o ato de amanhã, às 10h, nas escadarias da sede regional do Ministério da Fazenda (av. Presidente Antonio Carlos, 375). A manifestação terá como foco a luta por mais verbas para a universidade, melhores salários, condições dignas de trabalho e mais bolsas.

O 2º Vice-presidente da AdUFRJ, professor Antonio Solé esteve em frente ao bandejão central, na quarta-feira. "Esclarecemos os estudantes que não fizemos greve agora porque achamos que era cedo demais e porque queremos manter a universidade viva. Isso não significa que a gente não vai fazer nada. Não tem greve, mas vai ter luta", afirmou Solé. "A recepção foi ótima. Conversamos com cuidado e todo mundo foi receptivo. Para cada pessoa que recebia o panfleto, disse que seria importante passá-lo para outra pessoa e conversar sobre o ato". No mesmo dia, a também diretora Veronica Damasceno dialogou com os alunos na Faculdade de Letras.

Já nesta quinta-feira, na esteira da Campanha Eu Amo a UFRJ, promovida pela AdUFRJ, professores do Centro de Tecnologia realizaram uma exposição sobre o impacto de suas pesquisas na sociedade. A mostra aconteceu no Hall do Bloco H do Centro de Tecnologia. O sindicato apoiou a atividade, organizada pelos conselheiros representantes das unidades do CT. A diretora Nedir do Espirito Santo distribuiu os materiais da campanha aos estudantes e explicou os motivos que levaram os professores a não entrarem greve neste momento.

437851380 835481815292242 1961197758856112410 n WhatsApp Image 2024 04 17 at 12.47.51437940614 836012728572484 3542917889333288013 n

Foi bonito, forte e emocionante o ato que reuniu professores e estudantes de graduação e pós-graduação nas escadarias do Ministério da Fazenda, na manhã de sexta-feira (19), no Centro do Rio de Janeiro. Nos balões, as reivindicações por mais verbas, melhores condições de trabalho, melhores salários, mais bolsas. “Vocês estão certíssimos em reivindicar! Eu também estou na luta. Este ato está lindo!”, elogiou um apressado servidor do ministério que chegava para o trabalho e preferiu não se identificar.

Aos poucos, a calçada foi se enchendo de balões, de gente e de esperança em dias melhores. “São muitos os porquês de estarmos hoje aqui. Primeiro de tudo, porque precisamos recuperar nossas universidades e institutos”, pontuou o professor Argimiro Resende Secchi, da Coppe. Pesquisador do Programa de Engenharia Química, o docente acredita que o diálogo com a sociedade é fundamental neste momento. “O desenvolvimento do país se dá pelo desenvolvimento tecnológico, pelas pesquisas básicas e aplicadas. É preciso que a sociedade compreenda o papel das universidades neste processo e que a juventude entenda que pode fazer pesquisa na universidade. Para isso, temos também que ter valorização de salários e bolsas”.

Presidenta da AdUFRJ, a professora Mayra Goulart abriu a atividade. “Nossa luta é também um ato de amor. Nosso projeto é de uma universidade de excelência e inclusiva. A gente precisa que o Brasil cuide da gente, assim como a gente cuida do Brasil”, disse. “Precisamos que a sociedade esteja conosco. Nosso projeto é de defesa da UFRJ”.

O reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho, participou da atividade. “Estou aqui antes de tudo porque sou professor. É o que sempre quis ser: formador de pessoas. Essa é nossa missão enquanto professores e servidores públicos”, disse. “Entretanto, é importante que sejamos valorizados. Precisamos de reestruturação das carreiras dos técnicos e professores, precisamos de melhores salários. Esta é uma pauta legítima”, defendeu. “Tão importante quanto a pauta salarial, precisamos ter nossa autonomia garantida por um orçamento e infraestrutura adequados”.

Andrei Rodrigues, do DCE Mário Prata, saudou o ato. “Essa mobilização é muito importante porque temos um cenário de completa precarização na UFRJ, que é sentido por todos”, disse. “É fundamental que nossas mobilizações se tornem mais constantes. Hoje, os estudantes estão paralisados para dizer que tipo de UFRJ a gente quer. Para que todos que nela entrarem, possam permanecer”.

“É muito importante que a gente mantenha a unidade conquistada nos quatro anos de governo Bolsonaro, para seguir nas negociações pelas nossas demandas”, avaliou o presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFRJ, Gabriel Batista. “Os estudantes de pós ficaram mais de dez anos sem reajuste das bolsas. Recebemos uma recomposição no ano passado, mas ainda insuficiente. Queremos parabenizar a AdUFRJ por vir para a rua falar à sociedade sobre nossos problemas e nossas reivindicações”, concluiu.

Pelo Andes, falou a vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro, professora Cláudia Piccinini. “Hoje somos 26 universidades que aderiram à greve nacional. Estamos em greve porque estamos há mais de um ano em negociação com o governo por recomposição dos nossos salários, do orçamento de todas as universidades federais, que é urgente”.

Diretor da AdUFRJ, o professor Rodrigo Fonseca, do NUPEM/Macaé, convidou a todos para continuarem a realizar atividades com o mote “Eu Amo a UFRJ”. “O espírito dessa campanha é exatamente o de mostrar nosso amor pela universidade. Temos muitos problemas e vamos lutar para que se resolvam com a universidade aberta. Não é justo fazer greve e parar só a graduação”.

Ex-presidenta da AdUFRJ, a professora Tatiana Roque destacou o papel da universidade na democratização do ensino e da pesquisa. “As políticas públicas dos primeiros governos Lula permitiram que a universidade hoje seja um espaço de inclusão, de democracia. Mas, para que ela continue assim, para que a gente não veja os primeiros de suas famílias a passarem no vestibular abandonando a universidade, nós precisamos de mais verbas, de mais assistência estudantil”, defendeu.

Ao fim do ato, a professora Nedir do Espirito Santo, vice-presidenta da AdUFRJ, leu o manifesto em defesa da universidade. Leia a íntegra aqui.

Fotos de Fernando Souza e Alessandro Costa
 WhatsApp Image 2024 04 19 at 14.12.57WhatsApp Image 2024 04 19 at 14.12.58 1WhatsApp Image 2024 04 19 at 14.13.02 2c57f7040 0f16 4b1c a968 fe18ea975668

A Comunicação da AdUFRJ produziu uma série de materiais para o ato do dia 19. Confira abaixo:

 

ARTE CAMISAarte camiseta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARDS
Card amarelo ato dia 19Card azul ato dia 19Card verde ato dia 19

 

 

 

 

 

 

 


FOLDER AMARELO (CLIQUE AQUI PARA VER O PDF PARA IMPRESSÃO)
panfleto ato dia 19folder amarelo verso imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOLDER AZUL (CLIQUE AQUI PARA VER O PDF PARA IMPRESSÃO)
folder azul frente imagemfolder azul verso imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOLDER VERDE (CLIQUE AQUI PARA VER O PDF PARA IMPRESSÃO)

folder verde frente imagemfolder verde verso imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PANFLETO
panfleto ato dia 19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VÍDEOS DE APOIO (confira AQUI as orientações de como gravar)

BOTTONS (que serão distribuídos)

 bottons

 

 

 

 

 

Topo