- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Alunos de Física trocam conhecimentos

Foto: Isabella de Oliveira

Promover intercâmbio entre alunos de várias universidades e institutos. Este é um dos objetivos da Semana de Física da UFRJ, de 17 a 21 de julho, promovida por estudantes da graduação e da pós. “Nossa proposta é pluralizar o que a gente aprende, trazendo coisas diferentes para o estudante”, diz Lucas Torres Santana, doutorando em Física e coordenador do projeto.

Outro desafio da Semana é envolver jovens do ensino médio no ensino de ciências exatas. “Existe uma cultura de negligenciar essa parte da ciência que é superimportante”, pontua Lucas. “No ensino médio, o aluno já tem o hábito de não gostar de Física e perdemos muita gente por isso”, completa. Para o estudante, uma das alternativas seria repensar a abordagem pedagógica: “Talvez mostrar o papel do cientista desde o início da produção de tecnologia, e não somente o produto final, na indústria”.

Professor do Instituto de Física, Miguel Quartin elogia a iniciativa. “É muito bom porque os estudantes buscam o que os motiva, especialmente em um curso com uma alta taxa de evasão”, opina.

Miguel também concorda que a forma como se apresenta o conteúdo da Física no ensino médio é um problema. “Nosso ensino de Física no ensino médio não permite que as pessoas entendam os conceitos da disciplina”, pontua.

Programação variada

A programação da III Semana de Física traz palestras, apresentações de trabalhos e minicursos. Participam do encontro estudantes da UERJ, da UFF, da PUC e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.