Elisa Monteiro

elisamonteiro@adufrj.org.br

O Parque Tecnológico da UFRJ inaugurou no dia 21 de setembro a galeria permanente Curto Circuito de Arte Pública, uma exposição a céu aberto com peças de artes plásticas da Escola de Belas Artes (EBA) e dos artistas convidados pela empresa Vallourec Gilberto Lustosa, Paulo Laender e Leandro Gabriel. Além de uma instalação da Faculdade de Arquitetura (FAU). São 13 obras espalhadas pelo quarteirão, algumas delas, interativas.

“Ficou um lugar mais bonito e colorido”, avaliou a jovem aprendiz da Halliburton, Dominique Rodrigues. De todas as peças, a máscara branca de Gabriel Barros foi a que mais chamou sua atenção. “É grande e muito legal!”.

A peça é a mais isolada da colação, instalada em um pequeno refúgio idílico na beira d’água. O artista resgata os traços indígenas temiminó, tribo guerreira tupi que dominou, no século XVI, os territórios onde hoje estão a Ilha do Governador.

“Algumas peças são difíceis de entender, mesmo lendo a explicação nas plaquinhas”, opinou Daniele Guanabara. A técnica-administrativa elegeu, contudo, o Binóculo de Mônica Coster e Rafael (EBA). O instrumento mira para o prédio da Escola, incendiado no ano passado. Mas a imagem traz o edifício antes da tragédia.

Para Luigi Paparella, o painel de Bruno Life “Rumos” é o mais próximo. “Gosto de desenho. Arte plástica é um pouco abstrato demais para mim”, argumenta. “É sempre bom trazer arte, ainda mais nesse momento que está sendo tão massacrada. E com natureza é o ideal”.

A pintura de Bruno Life trata de dualidades, representando por meio de duas figuras femininas escolhas e diferentes direções.

Participam do projeto ainda, a coordenadora, professora da Escola de Belas Artes, Dalila Santos , o estudante Hugo Houayek  (EBA) e os professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Adriana Sansão, Andrés Passaro e Gonçalo Castro Henriques.

O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto, afirma que além de tornar o espaço mais criativo e agradável, a Galeria tem o objetivo de integrar mais a universidade e empresas. “Queremos oferecer a todos um ambiente pulsante e criativo, unindo arte, tecnologia e inovação”, destaca.

A galeria Curto Circuito de Arte Pública fica aberta ao público de 9h as 17h. E oferece visitas guiadas, agendadas pelo e-mail: curtocircuito@parque.ufrj.br.

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)