- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Cai o pró-reitor de Pessoal

proreitor2

Cai o pró-reitor de Pessoal

 Elisa Monteiro

elisamonteiro@adufrj.org.br


Em pouco mais de um ano da gestão do reitor Roberto Leher, a Pró-reitoria de Pessoal (PR4) da UFRJ terá um terceiro pró-reitor. André Luiz Chagas Pereira acaba de deixar o cargo que havia assumido há dois meses em substituição a Regina Dantas.


A reitoria deu as explicações de praxe para a saída de André, que anteriormente exercia a função de superintendente da pró-reitoria. Ele teria solicitado seu desligamento da equipe de Leher na semana passada, alegando “motivos pessoais”.


A portaria de exoneração de André Chagas foi publicada no boletim extraordinário da UFRJ  nº 31, que circulou na segunda-feira, 8 de gosto. Quem assume interinamente a superintendência de Pessoal é o chefe de gabinete da reitoria, Agnaldo Fernandes. Ele acumulará provisoriamente as duas funções até que se defina o novo pró-reitor.


A administração central ainda não sabe se conseguirá definir o novo nome até a próxima sessão do Conselho Universitário, marcada para o dia 24 de agosto. “Este seria o cenário ideal, mas não estamos trabalhando nessa perspectiva. Neste momento, estou tomando pé da situação da PR-4 para buscarmos a melhor alternativa”, disse Agnaldo Fernandes.


A Pró-Reitoria de Pessoal  tem importância substantiva na administração da UFRJ. O órgão é responsável por cuidar das relações de trabalho de 4 mil docentes e 9 mil funcionários. Nos anos recentes, passou a ter como titular técnicos-administrativos.


Esta será também a quarta mexida na equipe original do atual reitor, empossado em julho de 2015. Em 25 de maio, Ivan Marques foi demitido da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa repentinamente. Foi substituído por Leila Rodrigues.