- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Conselho Universitário aprova texto da Cotav

Sem surpresas, o Conselho Universitário realizado no dia 23 confirmou a distribuição das 277 vagas docentes feita pela Comissão Temporária de Alocação de Vagas e divulgada no Boletim da Adufrj nº 102. O documento já tinha sido aprovado pelos colegiados acadêmicos de graduação e pós-graduação (CEG e CEPG), em 31 de outubro. Serão 230 concursos imediatos e 47 para edital futuro.

O ranqueamento privilegiou, sobretudo, a relação entre a carga horária e o número de docentes. O parecer favorável ao relatório da Cotav foi apresentado pela professora Ana Célia Castro, representante dos Titulares do CCJE e integrante da Comissão de Desenvolvimento do Consuni. A relatora, porém, acrescentou sugestões. Uma delas é a manutenção do funcionamento da comissão com o objetivo de torná-la anual e evitar a última lacuna de quatro anos sem concursos autorizados pela Cotav. Outra recomendação é a atualização da fórmula de distribuição para contemplar casos especiais. Foram citados pela docente as curadorias e os casos especiais dos cursos que exigem baixa relação docente/aluno como Fisioterapia e Música.

“Há muitas atividades realizadas pela UFRJ difíceis de avaliar de maneira qualitativa”, destacou o professor Francisco de Assis Esteves (Titulares do CCS). “Essa é uma Cotav de reposição, mas a universidade precisa olhar para o futuro”.