Consuni-12-de-setembro

Consuni muda de local para discutir Ebserh

A próxima reunião do Conselho Universitário – prevista para a quinta-feira, 26 setembro – será realizada excepcionalmente em um dos auditórios do campus do Fundão, provavelmente o localizado no bloco A do CT. A decisão, tomada na sessão do Consuni desta quinta-feira (12), foi resultado do debate sobre normas de funcionamento do colegiado. A sessão do dia 26 retomará o assunto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A escolha de um local mais amplo para sessões que envolvam temas polêmicos – como é o caso da discussão de propostas de gestões para hospitais universitários – foi proposta pelo conselheiro Roberto Leher (Titulares do CFCH). Ele neutralizou as ideias de um setor do Consuni que apontava para soluções restritivas à participação da comunidade acadêmica nas reuniões do conselho. 
 
Uma das propostas urdidas pelos conselheiros Roberto Medronho (decano substituto do CCS) e Walter Suemitsu (decano do CT) permitia o acesso de apenas 25 pessoas às sessões, previamente identificadas pela reitoria.
 
A sessão deste dia 12 foi cercada de muita expectativa. A reitoria havia retirado da pauta o debate sobre a gestão dos hospitais universitários. A mudança, segundo a reitoria, teve o propósito de discutir os incidentes da reunião do conselho do dia 5 de outubro. Naquela ocasião, houve reação às manobras conduzidas pelo reitor Carlos Levi com o objetivo de abrir caminho para aprovar a Ebserh. 
 
Como se sabe, na referida reunião, Levi rasgou o regimento do Consuni e tentou legitimar a dispensa do quórum qualificado como exigência para decidir-se sobre matéria que altera o estatuto da universidade. O assunto será retomado na próxima reunião do colegiado.

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)