- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Coppe inaugura supercomputador

DSC0011

Coppe inaugura supercomputador

O mais potente computador instalado em uma universidade federal é da UFRJ. A Coppe inaugurou o equipamento, que pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo, na manhã desta quarta-feira (13).

A enorme capacidade de processamento da máquina é importante para projetos científicos que precisam avaliar milhares ou milhões de situações. Ou seja, com o computador, os pesquisadores só levariam para os testes não virtuais as combinações boas. E em menos tempo. “Na fase de testes do supercomputador, cálculos de projetos que demandavam 29 dias foram feitos em dois dias e meio”, afirma Guilherme Travassos, professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe. 

IMG 9654

 O supercomputador passa a integrar o Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). Além da UFRJ, outras instituições poderão utilizar o equipamento. O professor Guilherme explica que os projetos serão submetidos a um comitê de especialistas do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho. Chamadas públicas serão feitas, mas ainda sem uma data prevista.

Homenagem

O supercomputador ganhou o nome de Lobo Carneiro em homenagem ao professor Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro, da própria Coppe (1913-2001). Ele coordenou durante 20 anos o primeiro convênio de cooperação técnico-científica entre a Coppe e a Petrobras, assinado em 1977.

Eficiência energética

Uma inovação desta máquina da Coppe é sua eficiência energética. Em horários de pico na utilização da energia no país (quando fica mais cara), o supercomputador poderá sofrer redução em sua atividade. E aumentá-la, quando a energia estiver mais barata.  Ainda não existe uma estimativa de gasto com o equipamento.

Também não há necessidade de um operador sempre presente ao local. Em qualquer possível falha, o equipamento desliga sozinho. O controle pode ser feito remotamente. O investimento foi de aproximadamente R$ 10 milhões. Os recursos vieram de um fundo controlado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). 

A solenidade que antecedeu a inauguração do supercomputador foi concorrida. O ministro Gilberto Kassab, o reitor Roberto Leher e diversas outras autoridades marcaram presença no auditório do CT-2.

IMG 9624