- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Gestão Leher enfrenta primeira crise

regina dantas

Gestão Leher enfrenta primeira crise

Depois da demissão do professor Ivan Marques, da Pós-Graduação e Pesquisa, Regina Dantas pede exoneração da Pró-Reitoria de Pessoal

Silvana Sá
silvana@adufrj.org.br
[1]
Foto: Elisa Monteiro

A reitoria de Roberto Leher enfrenta sua primeira crise interna. Em nove dias, dois pró-reitores foram trocados na gestão de Roberto Leher. Ivan Marques foi demitido da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa em 25 de maio. Ele recebeu com surpresa a notícia (leia mais em goo.gl/cxRD8L [2]). Em 3 de junho, Regina Dantas deixou a Pró-Reitoria de Pessoal, alegando falta de entrosamento com a dinâmica da equipe do reitor.

Em carta encaminhada à Adufrj, Regina explica por que deixou a PR-4: “Agora, com quase um ano de gestão, avaliei e constatei minha dificuldade de adequação à dinâmica de atuação da atual Reitoria, por isso, solicitei minha exoneração ao cargo de Pró-reitora de Pessoal”, disse.

Diretores da Adufrj avaliam que falta espaço para atuação de quem não está politicamente tão ligado ao núcleo duro da administração central. E que esses seriam os casos de Ivan Marques e Regina Dantas.

No lugar de Ivan, será nomeada a professora Leila Rodrigues, da História. Quem assume provisoriamente a PR-4 é André Luiz Chagas Pereira, até então superintendente de Pessoal de Regina. De acordo com o reitor Roberto Leher, o nome do próprio André será apresentado no Conselho Universitário deste dia 9, como pró-reitor efetivo.

Em entrevista à reportagem da Adufrj, Regina Dantas diz que, apesar de ter recebido com surpresa a notícia do desligamento de Marques, sua saída não está relacionada à dele: “Uma coisa não tem ligação com a outra. Eu já tinha conversado com o reitor e comunicado que não estaria mais à frente da PR-4, quando o Ivan foi exonerado. Inclusive, em janeiro já havia pedido para sair da gestão, mas o reitor me pediu que reavaliasse e esperasse a gestão completar um ano”. 

Reitoria fala

Roberto Leher confirmou que a saída de Regina Dantas da Pró-reitoria de Pessoal aconteceu por solicitação da servidora. “Nós vínhamos conversando com ela para postergar (a saída)”, disse o reitor. O objetivo seria conseguir que a ex-pró-reitora concluísse algumas etapas de planejamento dentro da PR-4: “Ela foi solidária e generosa. E estamos muito felizes que ela tenha contribuído para a gestão”, afirmou Leher.

Para o reitor, o motivo principal para a decisão de Regina Dantas foi a difícil tarefa de conciliar sua intensa atuação acadêmica com o trabalho administrativo “pesado” de uma pró-reitoria tão complexa como a PR-4. Questionado se a nova baixa na equipe — formalizada no fim da semana passada — teria alguma relação com a demissão do professor Ivan da Costa Marques da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, ocorrida dias antes, Leher respondeu negativamente: “São questões distintas”.

A carta de Regina

Rio, 7 de Junho de 2016

Inicialmente, agradeço à equipe da ADUFRJ por proporcionar este espaço de esclarecimento frente às informações sobre minha saída da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4). Estou na UFRJ desde 1985, iniciei minha jornada na COPPE, mas os 10 anos que passei no Museu Nacional (1994-2004),  motivaram os temas de minhas pesquisas no mestrado, no doutorado, nos projetos de extensão e nas atuações na graduação (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação/CBG) e na pós-graduação (no PPG em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE).

Aceitei fazer parte da atual Reitoria, pois acreditei no projeto de Universidade e tive muito prazer em participar da equipe.

Durante minha gestão, não convidei servidores externos à PR-4.  Portanto, desenvolvi, junto com o Superintendente André Pereira, a construção de equipes contando com os próprios servidores da área.

Agora, com quase um ano de gestão, avaliei e constatei minha dificuldade de adequação à dinâmica de atuação da atual Reitoria, por isso, solicitei minha exoneração ao cargo de Pró-reitora de Pessoal. Em 3 de Junho a portaria foi devidamente assinada sem dificuldades.

A PR-4 representa a engrenagem que mistura ação e amor nas questões referentes aos servidores (docentes e técnico-administrativos), por isso, trata-se de um desafio do qual adquiri muitas experiências. Tive contato com muitos diretores de Unidades, coordenadores de Pós-graduação e chefes de departamentos, que aqui agradeço o apoio e a compreensão em meio às dificuldades, mas me senti muito realizada com os atendimentos diários de servidores ativos e inativos. Pude exercer as atividades de ouvir e propor soluções as muitas vozes dos ”invisíveis” que procuraram a PR-4.

Aproveito a oportunidade para registrar a responsabilidade e o envolvimento dos atuais servidores da PR-4, pois realizam suas atividades com muita dedicação.

Referente às novas expectativas, continuarei desenvolvendo os projetos de pesquisa, ensino e extensão frente à vice-coordenação do HCTE e também atuando no curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação/CBG.

Regina Dantas

Historiadora, Regina Dantas é técnica-administrativa da UFRJ desde 1985. Ela também é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, programa inter-unidades, constituído principalmente pela Coppe, Instituto de Química, Instituto de Matemática e Núcleo de Computação Eletrônica (NCE). E professora colaboradora do mesmo programa.