Renato Souza

renato@adufrj.org.br

Ampliar e qualificar a cobertura da imprensa na área educacional. Estes são os objetivos da Jeduca, associação criada por jornalistas há um ano. “Em um país que necessita tanto falar de Educação, também é necessário ter jornalistas preparados para cuidar do tema”, afirma Antônio Gois, colunista de O Globo e presidente da jovem entidade

Gois cita um estudo da USP realizado entre jornalistas que são especializados em Educação: 99% não haviam recebido formação própria para trabalhar na área. Para diminuir este índice, a associação tem promovido seminários virtuais e videoconferências. E, nos últimos dias 28 e 29 de junho, a Jeduca realizou seu primeiro Congresso, em São Paulo. Para investir na qualificação profissional de sua equipe de Comunicação, a Adufrj custeou a participação do repórter no evento.

O congresso, que atraiu mais de 400 pessoas entre jornalistas e estudantes de comunicação, ofereceu palestras, cursos e oficinas com representantes de instituições que atuam na Educação.

Como prova de prestígio do encontro, basta dizer que a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Maria Inês Fini, deu uma das palestras e concedeu entrevista coletiva aos participantes. Foi no congresso da Jeduca que a diretora do INEP anunciou a criação de um sistema nacional de avaliação da educação infantil para 2019.

Mas, para os organizadores, isso é só o começo. “Estamos na infância. Na luta por uma creche de qualidade”, brinca Antônio Gois. Hoje, a Jeduca conta com quase 600 associados, de mais de 80 cidades.

 

Um comentário

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)