- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Livros gigantes contra os cortes nas universidades

O gramado em frente ao Congresso Nacional será o palco de uma ação cenográfica em defesa da Ciência e das universidades, na segunda-feira, dia 9. Promovida pela campanha Conhecimento Sem Cortes, a instalação contará com cinco livros gigantes simbolizando diferentes áreas de interesse social. A proposta é derrubar os volumes em “efeito dominó”, ilustrando as consequências devastadoras para a sociedade da retirada de mais de R$ 12 bilhões destinados ao ensino superior e à pesquisa.

A cifra representa as perdas nos orçamentos de universidades e institutos federais, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 2015. O cálculo, em tempo real, está exposto em três painéis digitais conhecidos como “tesourômetros”: um no campus da Praia Vermelha da UFRJ; outro, na Universidade Federal de Minas Gerais; e outro, na Asa Sul, em Brasília.

A atividade na capital ocorre na véspera de uma audiência pública, na Câmara dos Deputados. Convocada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, a audiência do dia 10 vai discutir os impactos dos cortes já sentidos por professores e pesquisadores e as perspectivas para o orçamento de 2018, que deve ser votado pelo Congresso ainda em outubro. À tarde, será realizado um ato público no Salão Nobre da Câmara. Neste momento, serão protocoladas as mais de 82 mil assinaturas coletadas online e presencialmente pela campanha Conhecimento sem Cortes.

A iniciativa, da qual a Adufrj é uma das entidades organizadoras, foi lançada em junho e mobilizou estudantes, docentes e cientistas do país inteiro.