- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Lixo na Praia do Catalão

IMG 0663

Lixo na Praia do Catalão

Texto e fotos: Tatiana Lima
tatianalima@adufrj.org.br 

De longe, a vista é até bonita. Mas, de perto, a orla da Praia do Catalão é a imagem do desleixo ambiental. Nos fundos da Escola de Educação Física e Desportos, no Fundão, e de frente para o campo de hugby, o lixo se acumula. A prefeitura universitária, por meio da assessoria de imprensa, alega que, infelizmente, há pouco a se fazer, a não ser um trabalho de recolhimento periódico dos detritos.

O problema é antigo. Nos meses mais quentes, especialmente no verão, o acúmulo de lixo e até peixes mortos causam um forte mau cheiro que chega a invadir salas de aula da Educação Física. Há sacos de sabão em pó, tênis, tampa de ralo, rodo, balde, banheira de brinquedo, garrafas plásticas, caixa de isopor e até os restos do que um dia já foi um sofá. Desafios extras para os atletas que vão disputar as provas de vela olímpica, na baía. A Prefeitura Universitária diz fazer uma limpeza quinzenal no local e, dependendo da quantidade, conta com a ajuda de caminhões da Comlurb.

IMG 0623

À reportagem, funcionários (que pediram para não serem identificados) também contaram que a área foi limpa há poucas semanas, mas o lixo não foi retirado do local. Foram apenas acumulados em três pilhas. Com a subida da maré, todo o lixo retornou à praia e à Baía de Guanabara. 

Questionada, a prefeitura universitária informou que entraria em contato com o setor responsável para saber o que ocorreu. Depois, argumentou que o lixo ficou acumulado para posterior coleta, mas “com a ressaca que o Rio enfrentou nos últimos dias ele se espalhou, bem como gerou outros problemas no litoral da cidade”, disse em nota. 

IMG 0628