- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Mensagem de fim de ano da diretoria da Adufrj

O ano que se encerra foi um ano duro, não só para a universidade, mas para todo o povo brasileiro, que se viu ameaçado de perder – e, em alguns casos, efetivamente perdeu – direitos e conquistas de muitos anos. A reforma trabalhista já votada e a reforma previdenciária que se pretende votar representam golpes duros nos movimentos sociais brasileiros, em especial sobre os trabalhadores e trabalhadoras. E, além disso, as universidades, as artes e a cultura em geral estão sendo demonizadas pela mídia e pelos órgãos policiais. Os cortes de verbas para pesquisa, ciência e educação demonstram o pouco apreço pela produção de conhecimento por parte do governo. No estado do Rio de Janeiro, a situação das universidades públicas estaduais – UERJ, UENF e UEZO – é um exemplo do desprezo com que os governos federal e estadual tratam as suas instituições de ensino e pesquisa.

Mas é preciso resistir aos ataques e defender a universidade pública, gratuita e de qualidade. A universidade é um espaço de produção acadêmica e científica, de debate político, de diálogo, de criação, de convívio com diferenças. É, por excelência, um espaço democrático, plural, criativo, de interação e de troca – nas salas de aula, nos laboratórios, nos auditórios, nos corredores, no pátio, nas cantinas. É preciso garantir que continue assim.

Este é o nosso desejo para 2018: que a gente consiga consolidar um comprometimento profundo entre professores, funcionários e alunos em prol da pesquisa, do ensino, da extensão e da qualidade do trabalho. Este será o empenho da diretoria da ADUFRJ em defesa da universidade pública e da democracia no país.

Aproveitamos a ocasião para agradecer a confiança, o apoio e a participação dos professores da UFRJ. No próximo ano estaremos juntos!

Bom final de ano. Boas festas!