- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Obra dos módulos da Praia Vermelha atrasa de novo

O prazo de 4 de setembro para entrega dos módulos de aula da Praia Vermelha foi descumprido. Mais uma vez. A situação prejudica, em especial, a Faculdade de Educação e parte da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e do Instituto de Psicologia, que ainda não começaram o segundo período letivo. Mas já atrapalhou o semestre de toda a graduação do campus.

Já é o segundo atraso desde o começo da obra, que deveria ter sido concluída em 28 de agosto pelo calendário preliminar — o segundo período da UFRJ foi iniciado em 31 de julho para a maioria dos cursos. Houve uma primeira prorrogação para 4 de setembro e, agora, a nova previsão é 11 de setembro.

Em mensagem enviada aos dirigentes do campus na noite da última quinta-feira, a prefeitura da universidade explica que a construção não foi finalizada devido a “contratempos na montagem de algumas estruturas metálicas que não se encaixaram e tiveram que retornar para a fábrica”. O problema teria sido identificado somente na última etapa de montagem, no dia 26. Assim, houve a “necessidade da dilatação do cronograma”: “O novo aulário estará liberado para as aulas no próximo dia 11”, afirmou, na mensagem, o prefeito Paulo Mário.

A vice-diretora da Faculdade de Educação, Rosana Heringer, informou que 80% das disciplinas da unidade dependem dos contêineres. “Não faria sentido manter apenas as demais aulas, dispersas no campus”. No Instituto de Psicologia, segundo a secretaria de planejamento acadêmico, 20 disciplinas do curso tiveram o começo adiado para o dia 11. Na FACC, 63 disciplinas iniciaram no dia 4; 56 só voltam no dia 11.