- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Seminário discute reação ao capitalismo

Os intelectuais franceses Christian Laval e Pierre Dardot são os convidados especiais do ciclo de debates “Impasses e Alternativas do presente”, a partir de quinta-feira (5). O primeiro debate, intitulado “Neoliberalismos”, está marcado para o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, da UFF, no bloco O, sala 516, às 18h.

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ recebe, sexta-feira (6), às 17h, a palestra “Comum – Ensaio sobre a Revolução no Século XXI”. Na ocasião, haverá o lançamento do livro homônimo, produzido pela Boitempo. A editora e o SESC, de São Paulo, são os responsáveis pela vinda de Laval e Dardot ao Brasil. Eles participaram do “seminário internacional 1917: o ano que abalou o mundo”, no fim do mês passado, na capital paulista.

No sábado, às 16h, é a vez do Museu da Maré acolher o debate “Refundar o Comum”. Na segunda, às 18h, o tema é “Repensando a Revolução no Século XXI”, na sala 107 do IFCS.

O evento é organizado pela Adufrj, pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e pelo Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da UFF.

Datas, horários e locais dos debates:

5/10 – ICHF (UFF) – Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis – São Domingos, Niterói

6/10 – CBAE (UFRJ) – Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

7/10 – Museu da Maré – Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré, Rio de Janeiro. Como chegar
De carro:
O melhor acesso é via Av. Brasil. Pegar a pista lateral sentido Zona Oeste e acessar a Av. Paris, à direita, logo após o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército (próximo à Passarela 7). Basta seguir a rua até o final. É possível estacionar na porta do Museu.

De ônibus:
Para quem for de ônibus, basta pegar qualquer linha que passe pela Avenida Brasil e seja paradora. O ponto de descida é a passarela 7 da Avenida Brasil, em frente à Escola Municipal Bahia. Depois, é só seguir até o final da rua do colégio.

9/10 – IFCS (UFRJ) – Largo de São Francisco de Paula, 1 – Centro, Rio de Janeiro