- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Servidores recém-aposentados devem comparecer à PR-4

Servidores recém-aposentados devem comparecer à PR-4

Silvana Sá
silvana@adufrj.org.br [1]

Chefe da Seção de Aposentados mostra documento que todos os recém-aposentados deveriam receber – Foto: Elisa Monteiro

Muitos servidores em processo de aposentadoria não estão sendo orientados por suas unidades de que precisam comparecer à Seção de Aposentados da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4). A visita é necessária para que os servidores retirem um kit com informações sobre a aposentadoria e assinem uma notificação que trata do obrigatório recadastramento anual. A própria Seção de Aposentados já foi alertada do erro das unidades.

O procedimento é importante, pois, desde o ano passado, conforme já divulgado pelo Boletim da Adufrj (leia mais em http://goo.gl/G6gGwT), o MPOG deixou de enviar aos aposentados e pensionistas — para conter gastos — um aviso sobre o recadastramento. O resultado é a multiplicação de casos de técnicos-administrativos e professores aposentados ou pensionistas que se esquecem desta obrigatoriedade e sofrem o corte de seus proventos.

Danielle observou que está nos planos a realização de uma reunião com todos os setores de Pessoal das unidades para estabelecer rotinas e procedimentos que devem ser repassados aos servidores. Mas a data ainda depende da diretoria de Aposentados e Pensionistas e do gabinete da PR-4. “Por enquanto, o que podemos orientar é que os servidores aposentados e pensionistas venham à PR-4 e também que realizem o recadastramento anual junto ao banco no seu mês de aniversário. E lá não se esqueçam de pegar a comprovação de que efetuaram o procedimento”, disse. Isto porque estão acontecendo alguns casos em que uma falha de comunicação entre o banco e o Siape também ocasiona a suspensão dos proventos.

Ela também orienta as unidades que tiverem dúvidas a entrar em contato com a Divisão de Aposentados e Pensionistas. Os telefones e e-mails podem ser encontrados na página eletrônica da PR-4: www.pr4.ufrj.br [2]