Tesourômetro da UFRJ foi inaugurado em junho - Foto: Fernando Souza

Kelvin Melo

kelvin@adufrj.org.br

A Campanha Conhecimento Sem Cortes dará um novo passo em defesa da Ciência e da Educação, no próximo dia 9. Será inaugurado, em Brasília, bem à vista dos parlamentares, mais um tesourômetro. O painel eletrônico denuncia à população, minuto a minuto, as perdas orçamentárias das universidades e dos institutos de pesquisa federais desde 2015. São quase R$ 500 mil por hora.

Para marcar a data de início do funcionamento do aparelho, haverá um debate na sede da Associação de Docentes da UnB, uma das entidades à frente da campanha, ao lado da Adufrj, do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh) e do Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal do Rio (Sintifrj), às 17h. Haverá uma mesa com representantes da própria Adunb, da Adufrj e da Apubh, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Academia Brasileira de Ciências.

Além do tesourômetro no Distrito Federal, há outros dois no Brasil: o primeiro foi instalado na UFRJ, em 22 de junho; o segundo, na UFMG, em 18 de julho, durante a Reunião Anual da SBPC. Diferentemente dos anteriores, o da capital ficará exposto fora da universidade: “Escolhemos a 608 Sul por ser um local de grande visibilidade, principalmente para os políticos que chegam do aeroporto e passam pela via até o Congresso Nacional”, disse Virgílio Arraes, presidente da Adunb.

“Esse tesourômetro tem um significado especial, porque estaremos na casa dos parlamentares que aprovarão a Lei Orçamentária Anual para 2018”, afirmou Carlos Frederico, vice-presidente da Adufrj. “É mais uma forma de pressionarmos diretamente esses atores para o aumento dos investimentos em educação, ciência e tecnologia”, completou.

O objetivo do Conhecimento sem Cortes é denunciar os cortes de orçamento e suas consequências negativas para a sociedade brasileira, além de sensibilizar a população para que seja preservada a produção das universidades e dos institutos de pesquisa.

Participe da campanha assinando a petição virtual, que já possui mais de 30 mil apoiadores, além de compartilhar seus conteúdos pelas redes sociais.

Visite o site: www.conhecimentosemcortes.org.br

(com informações da ASC/Adunb)

 

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)