ASC/Adunb

Silvana Sá

silvana@adufrj.org.br

A inauguração do Tesourômetro de Brasília, no dia 9, gerou grande repercussão na imprensa local. O medidor dos cortes nos orçamentos da educação, ciência e tecnologia federais foi instalado no Plano Piloto, no caminho dos parlamentares entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e o Congresso Nacional. A cada minuto, são R$ 8 mil a menos nas áreas. Desde 2015, R$ 11,7 bilhões deixaram de ser investidos.

Carlos Frederico Rocha, vice-presidente da Adufrj, afirmou que a instalação do Tesourômetro no Distrito Federal é mais uma forma de sensibilizar os parlamentares quanto à necessidade urgente de mais investimentos para educação, ciência e tecnologia. “A Lei Orçamentária Anual está para ser votada e o Tesourômetro ajuda, também, a pressionar deputados e senadores para ampliar os recursos”, disse.

O medidor faz parte da Campanha Conhecimento sem Cortes, organizada pela Adufrj, em parceria com sindicatos de universidades e com instituições nacionais de pesquisa e ensino, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Academia Brasileira de Ciências e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos. No site www.conhecimentosemcortes.org.br, você pode acompanhar em tempo real as tesouradas no orçamento e assinar a petição que será entregue no Congresso Nacional entre setembro e outubro. Até o momento, mais de 74 mil pessoas subscreveram o documento.

Veja a repercussão na imprensa:

G1 Brasília
https://goo.gl/gdkEww

R7 Notícias
http://noticias.r7.com/distrito-federal/jornal-de-brasilia/setor-publico-e-privado-07082017

Sintfub
https://goo.gl/nkYkrq

Jornal de Brasília
https://goo.gl/8B13fN

Correio Braziliense/ Eu Estudante
https://goo.gl/ABTLYn

Rede Brasil Atual
https://goo.gl/MEj7Wu

Blog do Servidor
https://goo.gl/DvenfE

Eu-Estudante
https://goo.gl/NgA6Gh

Tele.Síntese
https://goo.gl/yBTFrh

Brasil de Fato
https://goo.gl/Nd2Nkn

ADICIONAR COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(*)

(*)