- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Universidade realiza Semana de Integração

Aproximar estudantes de diferentes áreas e estimular a participação em eventos acadêmicos. Com essa ambiciosa missão, a UFRJ realiza sua 8ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC). Até sexta-feira (29), acontecem palestras, oficinas e apresentações de trabalho, no Fundão, em Macaé e em Xerém.

Adriane Aparecida Moraes, coordenadora de Integração e Articulação da Extensão da UFRJ, explica o sentido da semana. “Queríamos assegurar um espaço para que o docente e o estudante não só possam apresentar suas pesquisas e trabalhos, mas também aprender com os outros, num jogo de saber”, afirma.

A Semana de Integração reúne: 39ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), 14º Congresso de Extensão, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/UFRJ), 9ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e 4ª Jornada de Formação Docente – PIBID. Para Adriane, a proposta de unificar os eventos em um só foi facilita a inserção de estudantes nos eventos. “Os estudantes têm várias apresentações ao longo do ano. Foi uma forma de integrar em vez de escolher apenas uma modalidade, além de ser uma inscrição única”, diz.

Nancy Barbi, professora da faculdade de Farmácia, participa da exposição no Hall do Centro de Tecnologia, no Fundão. Junto de seus estudantes, ela apresenta riscos associados ao uso de formol em produtos de cabelo, tanto para quem utiliza quanto para o profissional que aplica. Para a professora, a Semana cumpre um papel fundamental. “É uma troca gratificante conseguir mostrar para o público, numa linguagem simples e didática em especial crianças, aqueles trabalhos que a gente publica em periódicos”, afirma.

A professora também avalia como positivo encontro de diferentes saberes na semana. “Ficamos muito confinado nos nossos laboratórios, e aqui a gente se encontra de uma forma mais leve”, pontua. Ao todo, o evento envolveu 2.408 professores, além de 6.407 estudantes de graduação e 1.249 de pós-graduação. Também contou com a participação de 231 funcionários técnicos-administrativos.

Na avaliação de Nancy,no entanto, este ano, a semana teve baixa adesão das escolas. Para a docente, o fator tempo foi determinante. “Os prazos foram muito corridos”, avalia.

Murilo Lamim Bello, também professor da Faculdade de Farmácia observa que a semana é importante para a formação de novos profissionais. “Acho uma excelente oportunidade. Inclusive de treinar a didática: transformar um assunto complexo em algo simples”, afirma.

Rodrigo Pacheco, estudante de Farmácia e orientando de Nancy, ressalta a oportunidade de troca entre a universidade e a população. “Acho uma forma de mostrar para a sociedade o que a gente faz aqui dentro”, diz. “Hoje em dia com tantos cortes de pesquisa e extensão é o momento de chamar a sociedade pro nosso lado”, pontua.