- Adufrj - http://www.adufrj.org.br -

Emerência de Nelson ainda não foi resolvida

Nelson
Emerência de Nelson ainda não foi resolvida

De acordo com a conselheira Denise Pires de Carvalho (representante dos Titulares do CCS), a emerência do professor Nelson Souza e Silva (Titular da Faculdade de Medicina e diretor do Instituto do Coração Edson Saad) foi “pauta extra” na última Congregação da Unidade, no dia 14. Mas, por questões processuais, ficou para ser debatida em uma próxima reunião. 

Vale lembrar que a concessão do título ao docente enfrenta certa resistência naquela Unidade. Trata-se de uma oposição que não encontra respaldo no julgamento do mérito da carreira de Souza e Silva, mas em seus posicionamentos políticos francamente contrários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), proposta do governo para privatizar os HUs.

 Diana Maul (Associados CCS) informou que pretende consultar a Comissão de Legislação e Normas (CLN) sobre a pertinência de as Unidades acadêmicas subestabelecerem regras de concessão de emerência: “Essa situação exemplifica um problema que não podemos permitir que aconteça. A emerência é atribuição deste colegiado. É uma concessão da universidade a professores Titulares que se aposentaram e que possuem uma carreira da universidade”.  Segundo a docente, “infelizmente” são comuns as desavenças “de nível pessoal, inclusive”, dentro de departamentos ou grupos, causarem situações que não deveriam acontecer na universidade, como o impedimento da emerência a Nelson Souza e Silva.