facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

OBITUÁRIO

Charlotte Emmerich
Professora

WhatsApp Image 2020 10 24 at 00.49.261Pioneira da Linguística no Brasil, a professora titular aposentada do Museu Nacional, Charlotte Emmerich, faleceu no último dia 18. Nascida em 1938, Charlotte se doutorou pela Faculdade de Letras em 1984. Sua tese é considerada o marco inicial da Sociolinguística Indígena, tema para o qual dedicou toda a vida acadêmica, com participação ativa na luta dos povos nativos por seu direito e desejo à educação bilíngue. Incansável, coordenou recentemente a publicação do livro “Documentos do Projeto Estudo Sincrônico de Línguas Indígenas do Alto Xingu”, com material linguístico inédito e raro sobre a língua Yawalapiti, coletado há mais de quarenta anos.


João Pedro Feitosa
Ex-aluno de Medicina da UFRJ

WhatsApp Image 2020 10 24 at 00.49.26A comunidade acadêmica se despediu no último dia 15 do médico João Pedro Feitosa, recém-formado no curso de Medicina da UFRJ, e vitimado pela Covid-19. João era um guerreiro. Fez o ensino básico todo em escola pública e entrou na universidade depois de cursar um pré-vestibular social. No curso, era brilhante. Em julho de 2019, se formou com média 8.7 e “distinção de dignidade acadêmica ‘Cum Laude’, quando o aluno finaliza a graduação na UFRJ com coeficiente de rendimento acumulado igual ou maior que 8.

Durante a pandemia, João trabalhou em dois hospitais. Atuava nas UTIS de Covid, e uma das suas difíceis missões era entubar os pacientes graves, procedimento que impõe contato com enorme carga viral.

Em julho, João Pedro se voluntariou para receber a vacina de Oxford em teste no país. A regra é não divulgar se o voluntário recebeu o placebo ou a vacina, mas diante do enorme impacto sobre a morte do jovem, o laboratório informou, na última quarta-feira, que João Pedro recebeu placebo e que, portanto, sua contaminação não decorre de falha no imunizante.

“A pandemia está matando tanto quanto matava. Os jovens não estão protegidos! Se cuidem. Fiquem em casa. João Pedro estava na linha de frente! Profissional da saúde. E você? Por que não pode esperar acabar a pandemia ? “, questinou a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, em uma publicação na internet.

Memorial para vítimas da Covid-19

A UFRJ quer criar um memorial para homenagear todas as pessoas da universidade que morreram em decorrência da Covid-19. A sugestão foi do decano do Centro de Ciências da Saúde, professor Luiz Eurico Nasciutti, no último Consuni. A comunidade acadêmica chorou a perda de quatro estudantes, todos sem comorbidades, na última semana. Um deles é o médico recém-formado João Pedro Feitosa. Os outros três são Eduardo Costa, aluno da Farmácia, Maria Ângela, da Enfermagem, e Vinícius Lessa, do curso de Ciências Matemáticas e da Terra e integrante do DCE Mário Prata. “Essa homenagem é muito importante para essas pessoas que nos deixaram de uma forma tão triste, sejam alunos, docentes e técnicos. Estamos muito consternados com essas perdas recentes”, lamentou o decano.

Topo