facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

FSOU8092A semente foi plantada nos corações e mentes de 95 estudantes de ensino médio que estiveram no CCMN na última quinta-feira (19). Alunas de três colégios estaduais assistiram ao filme “Ciência: luta de mulher”, produzido pelo Observatório do Conhecimento, em um evento organizado pelo Tem Menina no Circuito, projeto de extensão do Instituto de Física que incentiva meninas a gostar de Ciências Exatas e Tecnologia, e teve o apoio da AdUFRJ.
“Quando elas veem outras mulheres que conseguiram e hoje têm uma carreira na Ciência, é muito motivador. É a essência do Tem Menina no Circuito”, avaliou a professora Thereza Paiva, uma das coordenadoras do projeto.
A mesa do evento contou com a presença das professoras Nedir do Espirito Santo, diretora da AdUFRJ, Cássia Turci, decana do CCMN, Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Gabriella Resnick, doutora em divulgação científica, Márcia Ferrarezi, doutora em Engenharia Química e gerente da 3M, e Isadora Lugarini, aluna do Instituto de Física e monitora do Tem Menina no Circuito.

WhatsApp Image 2022 05 20 at 20.28.35 4Rafaela Oliveira
15 anos
Eu queria ser professora de Português. Sempre quis, desde criança. Agora eu quero ser professora de Português nas escolas e na faculdade também, para poder ensinar aos futuros professores de Português como eles podem fazer seus alunos gostarem da disciplina como eu gosto”

WhatsApp Image 2022 05 20 at 20.28.35 3Ana beatriz Filomena
16 anos
Eu me identifiquei. Me motivou a lutar pelo que acredito, pelo que eu quero ser e a aproveitar o apoio da minha família. Ainda não sei que carreira eu quero seguir, mas vontade de estudar não falta. Falta só escolher um caminho e seguir adiante”

WhatsApp Image 2022 05 20 at 20.28.35 2Daiana Gonçalves
18 anos
Eu gosto de estudar tudo, de saber tudo, e agora eu acho que posso estudar o que eu quiser e saber tudo que eu quiser. Ok, não sei se vou ter tempo para estudar tudo mesmo, mas sabe quando você acredita que pode fazer alguma coisa? É assim que eu estou me sentindo”

WhatsApp Image 2022 05 20 at 20.28.35 1Paula Vitória
15 anos
Ver o filme e ouvir todas essas cientistas me fez ver que eu vou precisar estudar muito para chegar aonde eu quero. Mas o mais legal é que eu vi que dá para gostar de estudar, gostar de saber mais, gostar de pesquisar. Eu entendi melhor o que uma cientista faz, e achei ótimo”

WhatsApp Image 2022 05 20 at 20.28.35Isabelle Valadares
16 anos
Depois de dois anos de pandemia, eu me sentia desestimulada a estudar. Poder assistir a debates como esse nos faz perceber que temos que continuar ali, não desistir. Eu já queria estudar Psicologia, agora quero fazer a graduação e continuar pesquisando nessa área”

Topo