facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Cinquenta e um integrantes do Conselho Universitário divulgaram uma carta aberta em que reafirmam a autonomia e representatividade do colegiado máximo da UFRJ. O documento havia sido assinado, inicialmente, por 46 conselheiros no dia 21, mas alguns suplentes quiseram se somar ao movimento nos últimos dias.

Um dos articuladores do documento é o professor Ricardo Medronho, representante dos eméritos e diretor da AdUFRJ. O docente explica que era necessário sair em defesa do Consuni, diante dos ataques de parte da comunidade acadêmica que não aceitou a decisão favorável à construção do novo espaço cultural da Praia Vermelha na última quinta-feira (17).

"A universidade tem suas instâncias deliberativas institucionais. O Conselho Universitário é o órgão máximo da UFRJ. Está acima, inclusive, da reitora. A reitoria deve sempre acatar o que o Consuni decide", diz. "Nossa ideia, portanto, foi enfatizar que o colegiado é uma instância democrática. Todos estão lá porque foram eleitos", afirma o professor.

Para Medronho, é inaceitável questionar a legitimidade de representantes de diferentes unidades, centros e graus de carreira. "Representamos nossos pares. Não podemos aceitar que digam que o Consuni não é legítimo para decidir sobre o futuro da universidade".

Leia a íntegra e veja quem assinou:
https://bit.ly/cartaConsuni

Topo