facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Kim Queiroz
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Democratizar o acesso ao conhecimento em serviço da saúde. Com essa premissa nasceu o CovidScan, uma plataforma online desenvolvida por uma empresa spin-off da Coppe/UFRJ, com o objetivo de facilitar o diagnóstico da covid-19. Devido à ausência de profissionais especializados, muitas unidades hospitalares afastadas dos grandes centros urbanos têm dificuldade de avaliar tomografias pulmonares. “Essa identificação de doenças a partir do diagnóstico de imagens não é algo simples de se fazer. Existe uma infinidade de padrões de imagens, e precisa haver um especialista para dizer qual o tipo de patologia no pulmão do paciente”, explica Josias Silva, diretor executivo da Petrec, empresa responsável pelo projeto.

O mecanismo favorece a realização desse prognóstico médico. O hospital precisa apenas de conexão com a internet para fazer o upload da tomografia ou raio-x do paciente na plataforma. O algoritmo, então, encontra imagens com características semelhantes às do pulmão em análise. Após alguns minutos, o sistema disponibiliza informações que permitem indicar qual a enfermidade, se essa está aumentando ou diminuindo, e qual o seu percentual de impacto. “Essa plataforma tem o potencial de otimizar e acelerar o laudo radiológico e, acima de tudo, ser um dispositivo mais quantitativo do grau de extensão e de severidade da doença, ajudando o radiologista a emitir o seu laudo com informações mais apuradas”, destaca o doutor Alysson Carvalho, consultor médico da Petrec.

O banco de dados iniciará com mais de 600 imagens segmentadas, já disponíveis em sites específicos e previamente classificadas pelo tipo de patologia. “A inteligênciaWhatsApp Image 2021 03 05 at 09.37.571 artificial precisa ser treinada. Existem infinitas possibilidades, então é preciso ter muitas imagens para que esse algoritmo aprenda constantemente”, aponta Josias. O algoritmo se baseia na técnica de aprendizado de máquina (machine learning), um método em que sistemas aprendem com os dados a identificar padrões e tomar decisões, com o mínimo de intervenção humana. “Quanto mais imagens, melhor será o algoritmo. Por isso nós estamos desenvolvendo parcerias com hospitais do país, para usarmos também o banco de dados deles. Aí teremos o acréscimo de mais de cinco mil tomografias já anotadas”, comenta.

É a primeira vez que a Petrec trabalha no campo da saúde. A empresa atua no setor de óleo e gás, e usa a inteligência artificial para analisar tomografias de rochas de petróleo. “Com o resultado dessas tomografias, a gente utiliza algoritmos computacionais para extrair dali propriedades, como permeabilidade, porosidade e outras”, descreve Josias, que é doutor em Geofísica pela Coppe.

O novo projeto conta com a colaboração do professor Alexandre Evsukoff, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe, onde Josias já coordenou alguns projetos. O professor ressalta que, apesar da complexidade da tecnologia, a ferramenta é de fácil acesso. “O ajuste de um modelo de reconhecimento de padrões em imagens é um processo que exige horas em plataformas de processamento de alto desempenho. Já a execução do modelo é rápida e, uma vez ajustado, pode ser utilizada em um computador comum ou estação de trabalho”, afirma Alexandre.

Para atender o contexto da pandemia, o CovidScan será disponibilizado gratuitamente para hospitais públicos carentes de especialistas. “A gente tem um papel social. Estamos sendo financiados pelo governo, pela Finep, e a gente quer ajudar no combate à covid-19”, lembra Josias. Segundo ele, o uso da plataforma por parte dessas unidades hospitalares será vantajoso. “Nós esperamos ter feedbacks constantes desses usuários, o que vai retroalimentar o sistema, treinar o algoritmo e consolidar a ferramenta”. O planejamento da empresa é que esse seja apenas um módulo de uma plataforma maior, que deverá se chamar “HealthScan”. “A gente pretende desenvolver módulos ligados a outras patologias dentro do pulmão e em outros órgãos, e esses sim nós iremos comercializar para hospitais privados”, completa.

INVESTIMENTO ESTATAL
Em meio a um cenário de cortes bruscos no orçamento ligado à ciência, o CovidScan materializa a importância dos órgãos de financiamento à pesquisa. Selecionado em primeiro lugar no edital “Soluções inovadoras para o combate à covid-19”, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o projeto foi contemplado com o valor de R$ 1.249.500,00. “A Petrec já teve o financiamento da Finep em outras ocasiões, então a gente é muito atento a esse tipo de chamada”, conta Josias. O edital faz parte da seleção pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), com recursos de subvenção econômica à inovação, concedidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O QUE É UMA EMPRESA SPIN-OFF?
A Incubadora de Empresas da Coppe tem o objetivo de estimular a criação de novos negócios baseados em tecnologias inovadoras, que apresentem interação com as atividades de pesquisa da UFRJ. Criada em 2003, a Petrec ingressou na Incubadora em 2013, se graduou em 2019, e hoje é uma empresa instalada no Parque Tecnológico da UFRJ. “No tocante a todo o nosso histórico de evolução técnica e de melhora dos nossos resultados, a Coppe participa ativamente desde que nascemos. Nós temos vários projetos de pesquisas com o Instituto, além de parcerias em aquisição de equipamentos de campo”, diz Josias.

Topo