facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 06 24 at 21.11.49Isadora Camargo

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho vai receber o primeiro Centro Nacional de Transplantes complexos (CTNc) pelo SUS. A previsão é que os primeiros atendimentos ocorram já em agosto. “Um projeto desse porte só poderia ser recebido pelo HU, um hospital generalista capaz de suprir as demandas complexas de estrutura e atendimento, e com o diferencial de trabalhar com formação e pesquisa”, comenta Marcos André Santos, nefrologista do Centro de Transplante Renal da unidade.
O CTNc realizará transplantes combinados de coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, transplantes em pacientes com problemas imunológicos, além do desenvolvimento de um programa de reabilitação intestinal e transplante intestinal e multivisceral. Para isso, o HUCFF receberá do Ministério da Saúde R$ 30 milhões em equipamentos, como ultrassom, além de materiais de laboratório, e mais R$ 50 milhões ao ano para a contratação de 200 novos profissionais. Serão realizadas, ainda, com apoio financeiro da rede privada Dasa, reformas no setor F do sétimo andar, onde será alocado o centro. Inicialmente, serão seis leitos de terapia intensiva (CTI) e oito de enfermaria. As contratações e reforma terão início em julho, e a compra dos equipamentos já está em andamento.
Idealizado em setembro de 2021, o projeto foi apresentado à Secretaria de Atenção Especial à Saúde, do Ministério da Saúde, ainda na gestão de Eduardo Pazuello. A princípio, o CTNc não teria a UFRJ como destino. Foram cotados inicialmente os institutos nacionais de Cardiologia e o de Traumatologia e Ortopedia, além do Hospital Federal da Lagoa. No final do ano passado, a proposta chegou ao HU, que a recebeu de braços abertos.
O CTNc cumprirá um papel fundamental nacionalmente, tanto no atendimento a pacientes de todos os estados da federação, quanto na formação de profissionais. Para isso, contará com a parceria da Universidade de Nebraska, dos Estados Unidos, que enviará, ao longo do ano, especialistas para assessorar na capacitação da equipe do programa de reabilitação intestinal e transplante multivisceral.
“É uma das maiores vitórias do SUS no tocante aos transplantes, um investimento milionário num hospital federal. Demonstra a importância do Hospital Universitário no ensino, pesquisa e no protagonismo de uma medicina de excelência no Brasil. Será uma referência na América Latina”, declara Eduardo Fernandes, professor do Departamento de Cirurgia da UFRJ e um dos idealizadores do projeto.

Topo