facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

O presidente Lula visitou o Museu Nacional nesta quinta-feira (23) e prometeu repassar os recursos para a finalização das obras da instituição, consumida por um incêndio de grandes proporções em 2018. São necessários R$ 180 milhões para dar andamento à recuperação do acervo — 85% do acervo de 20 milhões de itens foram perdidos — e do prédio histórico da Quinta da Boa Vista. O presidente quer entregar a obra finalizada antes do fim do mandato. O modelo do investimento já foi definido. Parte dos recursos será captada pelo BNDES, via Lei Rouanet, e o valor restante será repassado pelo MEC.

O reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão Rocha, acompanhou Lula durante a visita e comemorou o repasse dos recursos. “O incêndio ocorreu há cinco anos e foi a maior tragédia da história da UFRJ”, afirmou o reitor. “Devemos aos cariocas e ao Brasil a recuperação do Museu Nacional”.

Lula encarregou o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, de captar os recursos junto à iniciativa privada. Ainda na tarde de hoje, o reitor conversou longamente com Mercadante e saiu otimista do encontro.“Mercadante prometeu se empenhar para inserção dos recursos privados”, explicou o professor.

Participaram do encontro também a ex-reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, hoje secretária de Educação Superior (SeSU) do MEC, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e professora da UFRJ, Esther Dweck, o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além da primeira-dama Janja.

“E ainda combinei com a Janja uma visita ao premiado projeto Tem Menina no Circuito, do Instituto de Física”, comemorou o reitor.

Ex-reitora e atual SeSU, a professora Denise Pires de Carvalho agradeceu emocionada ao presidente. "Foram três anos de muito descaso. Conseguimos chegar até aqui com muita luta e determinação. A primeira instituição científica do país está entre as melhores do mundo em suas áreas do conhecimento. O Presidente Lula e o Ministro Camilo Santana estão comprometidos com a sua reconstrução e devolução para a sociedade", declarou.

WhatsApp Image 2023 03 23 at 20.19.16  WhatsApp Image 2023 03 24 at 14.43.40

Topo