facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

O CineAdUFRJ sofreu um ataque virtual, na noite de quarta-feira, 1º de julho, enquanto discutia o “Protagonismo Negro no Cinema”. Com câmeras e microfones ligados, pelo menos dois homens brancos usando óculos escuros interromperam a fala de uma das convidadas do debate com ruídos, risadas e frases em inglês. Não foi possível distinguir o que diziam. Em seguida, um terceiro homem, também em inglês, se apresentou como funcionário do aplicativo Zoom, desta vez apenas por áudio e no chat. Disse que soube de algum problema e queria ajudar. Toda a ação durou menos de três minutos.

Em virtude dos possíveis riscos gerados pela invasão, os organizadores optaram por retomar a conversa em uma nova sala. “Uma invasão dessas justo em uma reunião tratando deste tema mais parece uma tentativa de silenciamento”, criticou Eleonora Ziller, presidente da AdUFRJ, que participou do encontro. Na reunião do Consuni da UFRJ na manhã desta quinta, a professora voltou a tratar do assunto. "Me parece um sintoma bastante doloroso da violência do nosso racismo estrutural", disse.

A equipe do CineAdUFRJ já deixou claro que o ataque não vai calar o debate sobre Racismo e Democracia, que ocupará as duas próximas edições do cineclube.

Topo