facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

elianePor unanimidade, a UFRJ concedeu à poeta Eliane Lima dos Santos — mais conhecida como Eliane Potiguara — o Título de Doutora Honoris Causa durante a sessão do Consuni do dia 25. A escritora, professora, poeta e contadora de histórias de origem étnica Potiguara vem sendo estudada como primeira escritora indígena do Brasil. Seu poema “Identidade indígena”, escrito em torno de 1975, tornou-se um marco da escrita indígena de autoria única para a poesia brasileira contemporânea. Formada em Letras e licenciada em Educação pela UFRJ, Potiguara tem extensa trajetória acadêmica e política relacionada à denúncia de violação dos direitos humanos e indígenas no Brasil e na Organização das Nações Unidas (ONU).

Luzia deixa PR-4. Professor é novo pró-reitor

O Conselho Universitário do dia 25 aprovou a indicação do professor Alexandre Brasil Fonseca, do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, para assumir o cargo de pró-reitor de Pessoal (PR-4). “Como servidor público, é um grande privilégio poder contribuir para nossa universidade nessa gestão, especialmente na pró-reitoria de pessoal. É um espaço central”, disse Alexandre. “Darei meus melhores esforços para que a gente possa continuar avançando para uma universidade cada vez mais pública, gratuita, laica, inclusiva, antirracista, democrática e de qualidade”, acrescentou.
Pró-reitora anterior, a técnica-administrativa Luzia de Araújo Marques vai substituir a professora Cristina Riche na Ouvidoria. O mandato está acabando e a docente não poderá mais ser reconduzida na função. Esta mudança ainda será oficializada pelo Consuni. Luzia agradeceu as palavras carinhosas dos conselheiros e aos colegas no chat da sessão. “Considerado nosso último dia 20, em que comemoramos o dia da Consciência Negra: que essa consciência aflore todos os dias para que possamos estender as mãos àqueles que estão a dois ou a muitos passos de nós e nos alinhar. Ninguém faz nada isolado, ninguém é uma ilha”, pontuou.

Topo