facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Estela Magalhães

Das ruínas do antigo Canecão, começa a nascer um novo espaço cultural que promete trazer shows e apresentações teatrais de volta à Praia Vermelha. O Jornal da AdUFRJ levou essa notícia para o mundo da MPB, do samba e do teatro, e voltou com saudosas declarações sobre a casa de shows, bem como grandes expectativas para o futuro do novo projeto.
“O Canecão é um divisor de águas na história da música pop brasileira”, diz Evandro Mesquita, compositor, ator e vocalista da banda Blitz. “Espero que o novo espaço tenha a mesma energia, animação e bom humor da antiga casa de shows”, completa.
Em 2006, a Blitz gravou seu primeiro DVD “Ao vivo e a cores” no Canecão, comemorando 25 anos de carreira. A letra de “A dois passos do paraíso”, gravada na ocasião, traduz o sentimento de ver um espaço tão querido florescer novamente. “O rádio toca uma canção/ que me faz lembrar você/ Eu fico louco de emoção/ e já não sei o que vou fazer”.
O diretor teatral Moacir Chaves lembra da importância cultural do Canecão para a música brasileira e destaca a urgência da abertura de espaços para o teatro na cidade. “Esse novo teatro na UFRJ é importantíssimo. Os teatros no Rio basicamente vão fechando, a gente só vai perdendo espaços cada vez mais”, diz. Para a atriz Gisele Fróes, é preciso cuidar para que o espaço não seja elitista. “Já que é da UFRJ, que seja acessível para a população!”, exige.
Para honrar a memória do antigo Canecão, a nova casa de shows e teatro precisa guardar um lugar para receber o samba. É o que pede Noca da Portela, sambista e doutor Honoris Causa da UFRJ. “Muita coisa linda aconteceu no Canecão. Só peço que o samba de raiz tenha um lugarzinho nesse novo espaço”, recomenda. “Pode até colocar outro nome que as pessoas vão dizer que estão entrando no Canecão, aquele palco é nobre!”, lembra o sambista Jorginho do Império. (colaborou Igor Vieira)

NOCA DA
PORTELA
Sambista e doutor Honoris Causa da UFRJ
WhatsApp Image 2022 11 28 at 08.23.02Tenho grandes memórias no Canecão e estou morrendo de saudades! Já fiz vários shows, assisti apresentações, fiz comícios na época das Diretas Já. Minha maior dor é ver o Canecão abandonado, fico numa tristeza imensa. Muita coisa linda aconteceu naquele local e reviver esse momento agora aos 90 anos pra mim vai ser um presentão! O Canecão é uma necessidade para a nossa cultura e educação, porque a cultura também educa. Só peço uma coisa para quem assumir o espaço: dê um lugarzinho para o samba de raiz, para que eu possa levar meus grandes amigos, já que o Rio é a capital do samba.

 EVANDRO
MESQUITA
Compositor, ator e vocalista da banda Blitz
WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.52 3O Canecão é um divisor de águas na história da música pop brasileira. Insisti muito para que a Blitz fizesse um show lá, e quando fizemos foi lotação total! Colocamos carros no palco, tinha dublê, atletas, a gente se divertiu muito. As filas iam até o Iate Clube. Fizemos shows memoráveis naquele espaço de ouro, que é um verdadeiro ponto de resistência cultural do Rio de Janeiro. Assim como temos o Cristo, o Maracanã e o Pão de Açúcar, tínhamos o Canecão, por isso é tão triste vê-lo em ruínas. Espero que o novo espaço tenha a mesma energia, animação e bom humor da antiga casa de shows. Meu desejo é fazer uma grande Blitz comemorando tudo que já fizemos lá, todos os shows, toda essa história.

 TIM
RESCALA
Humorista, compositor e diretor teatral
WhatsApp Image 2022 11 28 at 08.23.02 1Esse novo espaço vem atender a uma necessidade muito profunda e urgente. Ele representa o resgate de um espaço que faz muita falta, porque estamos praticamente sem teatros no Rio, não tem agenda para programação. Existe uma simbologia muito grande ao redor do Canecão, principalmente no momento que a gente vive, e esse projeto mostra que as coisas podem mudar a partir de agora. A UFRJ tem demonstrado que o espaço está sendo feito por gente que entende do assunto, principalmente valorizando o fato de o novo teatro ser multiuso e de que ele poderá receber espetáculos de gêneros distintos.

 

 MARTINHO
DA VILA
Sambista e compositor
WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.52 2Eu fiz alguns shows lá no Canecão, como o primeiro show de samba com o “Batuque na Cozinha”. Tenho boas lembranças, ele era considerado o templo do samba, o templo da música, o templo da MPB. Cantar lá era uma honra, grandes estrelas passaram por lá. James Brown já fez um show lá! É uma tristeza quando eu passo pelo Canecão em ruínas, é um absurdo ele ter fechado, mas isso aí é um problema que temos no Brasil. O Rio de Janeiro tem alguns bons espaços culturais, o Circo Voador, a sala Cecília Meireles, o Teatro Municipal, tem muitos lances, a Lapa está cheia, mas o Canecão faz muita falta, precisa ser recuperado e reinaugurado.

 MOACIR
CHAVES
Diretor teatral
WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.53Todo mundo sabe que o Canecão é icônico para a música brasileira. Se, além disso, ele vier a servir de uma forma mais efetiva para o teatro, como propõe esse projeto, vai ser maravilhoso. Os teatros no Rio basicamente vão fechando, a gente só vai perdendo espaços, ocupando lugares menores e com menos capacidade técnica. Essa era a cidade do teatro, a Praça Tiradentes era a “teatrolândia”, o centro também era cheio, e a gente tem sistematicamente perdido isso. Esse novo teatro na UFRJ é importantíssimo e ele precisa ser acessível por toda a população. Não pode ser um lugar de elite, não adianta ter um espaço público com ingressos caríssimos e não pode ser apenas um empreendimento comercial.

 MILTINHO
MPB4
Compositor e vocalista do MPB4
WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.52 4O MPB4 já está com 57 anos, já perdemos dois membros da nossa formação original e o Canecão faz parte da nossa história. Já nos apresentamos com Chico Buarque, com o Quarteto em Cy, várias vezes sozinhos. Lá era a casa da música brasileira, qualquer show que tivesse a estreia era ali. Essa iniciativa da criação de um novo espaço cultural naquela região é louvável, especialmente depois desses quatro anos de total descaso com a cultura brasileira. Quanto antes houver a inauguração do espaço melhor, e o MPB4 adoraria estar presente nesse lançamento, revivendo a memória do antigo Canecão.

GISELLE
FRÓES
Atriz
WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.52Eu tenho muitas memórias de frequentar o Canecão, vários shows e bailes. Eu morava ali do lado na Urca, e o meu ponto de ônibus era logo em frente à casa de shows, então era meu ponto de referência. Sinto uma tristeza impressionante ao ver o espaço em ruínas, mas esse sentimento vem misturado agora com a alegria de saber que foi aprovado um projeto para fazer um espaço cultural naquele lugar. Isso é tudo que a cidade está precisando, a reabertura daquele lugar maravilhoso dentro da universidade. Só espero que o espaço não seja elitista e, já que é da UFRJ, que seja acessível para a população.

 JORGINHO
DO IMPÉRIO
Sambista e compositor
WhatsApp Image 2022 11 25 at 22.00.52 1Já toquei várias vezes no Canecão como músico do Martinho da Vila, e parece que de repente apagaram-se as luzes. É triste ver um patrimônio como esse deteriorado assim. Esse projeto do novo espaço cultural é muito importante, muitos artistas que estão fazendo sucesso hoje não tiveram a oportunidade de tocar lá. Pode até colocar outro nome que as pessoas vão dizer que estão entrando no Canecão, aquele palco é nobre! Já acompanhei vários artistas ali, era um lugar que eu ia para acompanhar shows dos amigos, e seria uma honra voltar agora como Jorginho do Império.

 

 

 

Topo