facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Um rio de cultura, política e ciência vai passar pela Lapa, no Rio de Janeiro, até domingo (5). A 13ª Bienal da UNE, que começou dia 2, vai reunir 10 milWhatsApp Image 2023 02 03 at 20.40.45 1 estudantes de todo o Brasil, e receber figuras da política, do ativismo ambiental, da ciência e da cultura. Com o tema “Um Rio chamado Brasil”, o evento tem uma programação com dezenas de atividades. A AdUFRJ é uma das patrocinadoras do evento.

No primeiro dia, as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, participaram de um debate sobre a importância da Ciência na reconstrução nacional. “Não é possível pensar na reconstrução nacional, sem inovação, sem ciência e tecnologia. Ele perpassa toda e qualquer perspectiva de retomada. Seja ela na política, na saúde ou no desenvolvimento econômico”, disse a ministra Luciana Santos, com exclusividade para o Jornal da AdUFRJ.

Santos também garantiu que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), terá seu total recomposto ainda este ano, da ordem de R$ 10 bilhões.

Nísia Trindade também afirmou que a Ciência terá papel crucial na sua gestão. “Já estamos convocando os comitês técnicos do ministério com base em critérios estritamente científicos”, afirmou.

É também a bienal do reencontro, já que o evento não acontecia desde antes da pandemia, e dos novos tempos, após os quatro anos do governo Bolsonaro. A grande presença de figuras dos mais altos escalões do governo é mostra disso. Além das ministras da Ciência e Tecnologia e da Saúde, estarão na bienal a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Cultura, Margareth Menezes, dos Esportes, Ana Moser, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

WhatsApp Image 2023 02 03 at 20.40.45 2“É muito simbólico que tenhamos na Bienal da UNE ministros e ministras de Estado”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “Ministras e ministros que falem a uma nova conjuntura, que falem a uma nova política e que se identifiquem com o desejo, os sonhos, e com a nova possibilidade de ter a Ciência respeitada, a Ciência como referência das políticas de governo e as universidades sendo valorizadas. É uma virada de chave muito profunda”, disse a parlamentar.

Topo