facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

bandeira adufrjQue semana! Estamos exaustos, mas honrados. Os últimos dias foram muito importantes para nós, professores e diretores da AdUFRJ.
Importante porque nossa comunidade organizou com tranquilidade democrática mais um processo eleitoral para a reitoria da maior universidade federal do país. Essa calma institucional revela mais do que o resultado das urnas: mostra que professores, técnicos e estudantes se respeitam, nutrem uma relação madura e prezam o diálogo.
Importante também porque, depois de intensa negociação — com participação sindical —, o Congresso aprovou a proposta de reajuste salarial de 9% dos servidores públicos federais. Os docentes do ensino superior, por exemplo, não tinham aumento desde 2019. Sabemos que o percentual é pouco, está longe de repor as perdas, mas já é alvissareiro de novos tempos.
Porém, para nós, diretores da AdUFRJ desde 2021, eleitos na rebarba da pandemia e nos estertores do desgoverno neofascista de Bolsonaro, o grande dia da semana foi a quarta-feira, 26 de abril de 2023, data em que a AdUFRJ completou 44 anos. É uma honra para nós ocupar a diretoria desse sindicato, nascido em 26 de abril de 1979, quando o país ainda enfrentava a ditadura militar.
Na época, corajosos docentes da UFRJ das mais diversas áreas fundaram a associação de professores, imbuídos da rebeldia contra o regime e do compromisso com a reconstrução democrática. Um pouco dessa linda história está na página 9 do Jornal, contada pelo professor Ericksson Almendra, um dos fundadores e segundo presidente da AdUFRJ. O primeiro foi o saudoso Luiz Pinguelli Rosa.
Mas a beleza de chegar aos 44 anos é que misturamos passado e futuro. Temos uma tradição, mas também temos um jeito novo de ver a luta sindical, como a aponta a vice-presidente da AdUFRJ, professora Mayra Goulart, em vídeo postado em nossas redes sociais.
Nesses 44 anos, a gente comemora não só a tradição, mas também as inovações que a AdUFRJ tenta implementar. Queremos atuação sindical mais dinâmica que combina as novas redes com as formas tradicionais de luta. Essa nova forma de ver o sindicalismo como dimensão da vida concreta dos professores está refletida na nossa campanha de filiação, que permite que professores assistentes e adjuntos — e seus equivalentes da carreira EBTT — tenham isenção das mensalidades da AdUFRJ, ao mesmo tempo em que podem se beneficiar de descontos em escolas, cursos, academias e clínicas. Convidamos também os docentes a buscarem em nossa sede blocos e cadernos feitos com carinho pela AdUFRJ.

Aproveitamos o clima de festa para parabenizar o professor Roberto Medronho e a professora Cássia Turci, escolhidos pela comunidade acadêmica para conduzirem nossa UFRJ pelos próximos quatro anos.

Aproveitamos o clima de festa para parabenizar o professor Roberto Medronho e a professora Cássia Turci, escolhidos pela comunidade acadêmica para conduzirem nossa UFRJ pelos próximos quatro anos. Esperamos uma relação mais profícua com algumas áreas, como a PR-4 e a Procuradoria, e renovamos nosso compromisso com a autonomia sindical, mas também com o diálogo com a reitoria. No próximo dia 12 de maio, o Conselho Universitário concluirá o processo eleitoral. 
E como o tempo não para, relembramos que está por vir a eleição do Andes, nosso sindicato nacional. Em reportagem na página 6, detalhamos os bastidores da disputa que ocorre nos dias 10 e 11 de maio. Todos os docentes sindicalizados podem votar. A diretoria da AdUFRJ está convencida de que renovar o Andes é fundamental para oxigenar o movimento sindical e aproximá-lo do cotidiano das professoras e professores.
E assim terminamos a semana, com folia, esperança e uma saudação especial para a linda festa pá, a da Revolução dos Cravos, o mais belo movimento emancipatório de Portugal, cujo aniversário quase coincide com o nosso. Parabéns a tod@s.
Boa leitura!

Topo