facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 04 28 at 19.42.02Arquivo AdUFRJ/João LaetO Conselho Universitário do dia 27 aprovou, por unanimidade, a concessão do título de emérito ao ex-reitor Paulo Alcântara Gomes (Politécnica). O professor (foto), que dirigiu a UFRJ entre 1994 e 1998, obteve diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais ao longo da trajetória acadêmica. Dentre eles, a Medalha Pedro Ernesto (2003), Membro titular da Academia Pan-Americana de Engenharia (2001), Medalha do Pacificador (2001), Ordem das Palmas Acadêmicas – França (1998), Membro Titular da Academia Brasileira de Educação (1992) e Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (1991).
O Consuni também agraciou o professor Hilton Koch, da Faculdade de Medicina, com a emerência. O professor, quando ainda estava no doutorado, nos anos 80, coordenou a Campanha Nacional de Combate ao Câncer do Ministério da Saúde. As campanhas organizadas à época foram premiadas pela Organização Mundial da Saúde. Koch foi presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e, mais recentemente, teve papel central na captação de recursos para a criação do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da UFRJ, o Cenabio.

REAJUSTE DAS BOLSAS

Em função do recente anúncio de recomposição do orçamento das universidades, a reitoria anunciou ao Conselho Universitário do dia 27 que haverá um aumento no valor das bolsas acadêmicas. “Estamos recebendo uma suplementação de 20% e, em média, o reajuste vai ficar em torno de 25%. Em termos orçamentários, serão mais R$ 12 milhões por ano”, afirmou o pró-reitor de Finanças, professor Eduardo Raupp. A suplementação do governo — de R$ 64 milhões para a UFRJ, conforme informado na edição anterior do Jornal da AdUFRJ — entrará na conta da instituição em 31 de maio. No mês de junho, já serão pagos os reajustes e as diferenças retroativas a março.

ENCONTRO DE REITORES

O reitor Carlos Frederico Leão Rocha vai participar do V Encontro Internacional de Reitores da Universia, em Valência, na Espanha, entre os dias 6 e 11 de maio. O tema do encontro será “Universidade e Sociedade”. Segundo os organizadores, o evento terá três eixos: aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; e redes e interconexão entre as universidades. Além dos dirigentes acadêmicos, foram convidados representantes de governos e organizações internacionais ligadas ao ensino superior de 13 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Uruguai, México, Peru, Polônia e Portugal.

Topo