facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

20230509 153544Foto: Igor VieiraIgor Vieira

A UFRJ abriu suas portas esta semana para receber os alunos de amanhã. No evento da extensão “Conhecendo a UFRJ”, professores, técnicos, graduandos e pós-graduandos se organizaram para apresentar a quase seis mil alunos do ensino médio os mais de 170 cursos de graduação da instituição.

“O aluno se mostra muito interessado. Nessa idade, nem sempre se tem essa clareza sobre o que se quer estudar”, afirmou a professora Yordanka Reyes, da Escola de Química, que já havia participado do Conhecendo a UFRJ como palestrante em 2018 e 2019. “Eles olham os nomes dos cursos: ‘Engenharia de Bioprocessos’, ‘Engenharia Química’, ‘Química Industrial’. Isso confunde a cabeça deles. Mas com o evento, o aluno que gosta de química, de ciência, vem aqui e se informa sobre como é a área e as possibilidades de curso, o que direciona a cabecinha deles”, completou.

Após dois anos de pandemia, havia muitos jovens sedentos por esta orientação que só o “Conhecendo” pode proporcionar, finalmente de volta ao presencial. Estavam inscritos 3.407 estudantes de 87 escolas públicas, e 2.366 de 66 escolas privadas, totalizando 5.733 participantes externos. Durante o evento, eles tomaram os pátios e auditórios do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), do Centro de Letras e Artes (CLA), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Tecnologia (CT), percorrendo estandes e ouvindo palestras.

WhatsApp Image 2023 05 17 at 19.53.45 1Marcelo Mendes e Yordanka Reyes ao lado dos estudantes do cursoAo lado de Yordanka, o professor Marcelo Mendes Viana, também da Escola de Química (EQ), supervisionou os estudantes de graduação no estande da unidade: “É ótimo ver o brilho nos olhos dos alunos que ainda não estão na graduação, quando os graduandos explicam e fazem demonstrações químicas”.

O docente destacou a importância do envolvimento dos graduandos no “Conhecendo”. “Essa extensão serve para verificar como os alunos se enxergam na graduação, quais conhecimentos dominam”, afirmou. “Eles estão mostrando desenvoltura, o que gera a independência necessária para uma futura entrevista”, concluiu.

A exposição dos cursos aos jovens do ensino médio ainda é uma excelente maneira de divulgar a universidade para fora de seus muros: “Por conta do negacionismo, se tornou mais importante divulgar ciência do que fazer ciência”, defendeu o professor Hugo Carvalho, do Instituto de Matemática, que palestrou sobre temas como ChatGPT e algoritmos de aplicativos como o Shazam, de identificação de músicas.WhatsApp Image 2023 05 17 at 19.53.45Hugo Carvalho considera o evento importante para a divulgação da ciência

O gigantesco evento deu a oportunidade de divulgação ainda a cursos que não são tão conhecidos do grande público. No estande da Escola de Belas Artes (EBA), o aluno Pedro Michelotti falou sobre o Paisagismo: “Nosso curso é pequeno dentro da EBA”. Sua colega Antonia Cordovil concordou: “Muita gente pensa que paisagismo é dentro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Queremos trazer mais visibilidade (para a área)”.

FUTUROS CALOUROS
Thyago Silveira, aluno do CIEP Roquete Pinto, de Queimados, teve uma boa experiência. “Não sabia que aqui era tão grande. Tem até alojamento!”. No dia 10, ele circulou pelo CCS e pelo CT: “Eu quero algo na área da computação, mas vi estandes de Astronomia e da Física.”

A aluna Gabriele Marques, do preparatório Paulo Freire, no Lote XV, Baixada Fluminense, estava encantada: “Quando cheguei, fui logo saber mais sobre o curso de Enfermagem. Agora tenho mais certeza ainda”.

Que o “Conhecendo a UFRJ” tenha sido apenas o primeiro de muitos passos desses jovens na maior federal do país.

Topo