Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2025 10 31 at 18.11.52SERRA DA MISERICÓRDIA Icônico Santuário da Penha fica no topo do maciço que foi palco da chacina e liga os complexos do Alemão e da PenhaO olhar da ciência sobre a chacina no Alemão não será distante nem isento. Grandes pesquisadores de diferentes universidades e instituições do Rio de Janeiro vão se reunir neste sábado, dia 1°, às 9h30, para debater a política de segurança pública do estado e denunciar o uso da violência como instrumento político.
A ideia é formar uma rede de cientistas em combate à barbárie, à política de extermínio e ao negacionismo científico. Evidências apontam que o caminho para o enfrentamento ao crime organizado passa por ações de inteligência que combinem estratégias de seguranças com políticas sociais consistentes e permanentes.
Ações como a que resultou em 121 mortes, além de inaceitáveis do ponto de vista ético, provocam ainda mais ações violentas, mais ódio e espraiam insegurança em toda a população do estado, especialmente a que vive em áreas conflagradas.
A ciência é e sempre será uma ferramenta de desenvolvimento social e de proteção da vida.
A organização é da AdUFRJ - Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e CEE - Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz.
Também participam: Andes, Aduff, ANPG, Adur e diversos grupos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro.WhatsApp Image 2025 10 31 at 18.13.04
Toda a sociedade fluminense está convidada a participar e ajudar a refletir sobre os caminhos que levam à falência da política de segurança pública do Rio de Janeiro e como podemos virar esse jogo.

Topo