facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 03 28 at 20.37.18



 

*Assembleia Geral em 05 de abril de 2024 às 10h*

 

Convocamos Assembleia Geral da AdUFRJ-SSind para o dia 05 de abril de 2024, sexta-feira, às 10h, a ser realizada simultaneamente por videoconferência em três campi: no Auditório do Bloco A, térreo do Centro de Tecnologia; na Sala 203, 2o andar do Instituto de Economia, Campus da Praia Vermelha; e no Auditório do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (Polo Cidade Universitária), Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50, Macaé, conforme artigo 48, parágrafo 4o, alínea "a" do Estatuto do ANDES-SN. Todos os professores da UFRJ estão convidados a participar e votar, sindicalizados e não sindicalizados, mediante apresentação de identidade. 

A assembleia será dirigida pela mesa diretora no Centro de Tecnologia, com transmissão simultânea de forma a possibilitar a participação presencial da categoria.

 

Pauta única:

Deflagração de greve a partir de 15 de abril conforme proposta do ANDES-SN

 

Agenda:

10h - primeira convocação com quórum mínimo de docentes

10h30 - início da Assembleia Geral com qualquer número de docentes

10h30 às 11h - Informes

11h às 12h - Discussão da pauta única

12h às 16h - Votação por cédula em urna

16h - Apuração dos votos e encerramento da assembleia

NOTA DA DIRETORIA DA ADUFRJ:
Greve não pode ser banalizada

O Congresso do Andes, realizado no final de fevereiro, indicou a construção de greve dos docentes das universidades federais no primeiro semestre de 2024, no contexto da campanha salarial.
Na concepção da Diretoria da AdUFRJ, a greve é a última ferramenta de pressão que uma categoria profissional dispõe em busca de seus objetivos. Portanto, o uso deste instrumento não pode ser banalizado e deve ser alvo de amplo debate sobre seus prós e contras.
Diferente de outras universidades, as aulas da graduação começaram apenas no dia 18 de março. Em nossa avaliação, seria um erro realizar uma Assembleia Geral para deliberar sobre o tema antes dessa data, uma vez que a maior parte dos campi da UFRJ estaria esvaziada. Para nós, a decisão sobre greve não pode ser tomada de forma açodada e com baixo envolvimento do conjunto dos professores.
Nesta perspectiva, a Diretoria da AdUFRJ decidiu realizar um amplo processo de debates sobre a conveniência ou não da realização de greve em 2024. O calendário proposto consiste em reuniões do Conselho de Representantes (CR), reuniões nas unidades e, por fim, Assembleia Geral (AG).
Este processo já teve início com a realização de uma reunião do Conselho de Representantes em 11 de março. Nessa ocasião, foram apresentados aos representantes os debates que ocorreram no Congresso do Andes, além de outras informações sobre o processo de negociação com o governo.
Como passo seguinte, o CR indicou a realização de reuniões nas unidades e um novo encontro em 03 de abril de 2024 para discutir o retorno das consultas.
Além do CR e das reuniões nas unidades, como parte do processo de discussão, o Andes realizou reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino no último dia 22 de março.
Ainda que o processo de negociação com o governo esteja em curso, o Sindicato Nacional decidiu por indicar o início da greve no dia 15 de abril. Tal decisão ainda será objeto de deliberação de cada universidade.
Dando sequência ao processo de discussões, a AdUFRJ seguirá seu calendário de debates e deliberação:

•Até 02/04 -
Discussões nas unidades

• 03/04 -
Reunião do Conselho
de Representantes

• 05 /04 -
Assembleia Geral

Para nós, o debate deve ocorrer levando em consideração:

a) a justeza de nossas
reivindicações;

b) a situação da UFRJ;

c) o visível esvaziamento dos campi pós-pandemia, com
o aumento da evasão;

d) a conjuntura política do país, na qual a vitória do campo progressista se deu por restrita margem de
votos;

e) a força social da extrema direita e sua capacidade de mobilizar parte da sociedade contra as universidades; e

f) as sinalizações apresentadas pelo governo (reajuste linear de 9% para os servidores e reajuste das bolsas em 2023; reajuste de 9% dividido em duas parcelas em 2025 e 2026).

 Contamos com a ampla participação dos docentes nessas discussões a fim de que qualquer decisão seja a mais legítima possível.


FÓRUM DE SERVIDORES CONVOCA PARA ATO UNIFICADO DIA 3 DE ABRIL

Reunidas na manhã de terça-feira (26), as entidades que compõem o Fórum dos Servidores Federais do Estado do Rio de Janeiro decidiram realizar um ato unificado no dia 3 de abril como parte da estratégia de mobilização da campanha salarial do funcionalismo. A concentração ficou marcada para as 16 horas na Candelária, com caminhada pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia.
Participaram da reunião representantes de dez entidades, que deram informes sobre suas bases, mostrando que há graus bem diversos de mobilização. Secretária-geral da ADUFF, a professora Susana Maia disse que o sindicato já está mobilizando sua base para iniciar a greve indicada pelo Andes para o dia 15 de abril. A professora Mayra Goulart, presidenta da AdUFRJ, informou que o sindicato marcou assembleia para debater a greve para o dia 8 de abril, precedida por uma reunião do Conselho de Representantes no dia 3 — depois da reunião, a diretoria decidiu convocar a assembleia para o dia 5 e manteve a data do CR. “É necessário o acúmulo do debate entre os docentes, que acabaram de voltar das férias na UFRJ, para que a greve não seja açodada”, ponderou Mayra.
Já em greve desde o dia 11 de março, os técnicos-administrativos em educação indicaram que o movimento paredista pode prosseguir por meses, caso persista o impasse nas negociações com o governo federal. “O governo criou um grupo de trabalho para analisar a reestruturação da carreira TAE e prometeu nos apresentar um relatório com pontos consensuais e não consensuais, mas ainda não fez isso. A perspectiva é que a greve prossiga por meses”, avaliou a coordenadora-geral do Sintuff, Lúcia Vinhas. (Alexandre Medeiros)

Topo