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haddadA análise do projeto do governo para a educação e as universidade mobilizou um dos disputados encontros do Festival do Conhecimento essa semana. Com mais de 600 espectadores, a atividade contou com os ex-ministros da Educação, Fernando Haddad (2005-2012) e Renato Janine Ribeiro (2015), a professora da Faculdade de Educação, Giovana Xavier, e o vice-reitor da UFRJ, Carlos Frederico Rocha.
“Estamos no quarto ministro da Educação de um governo fracassado nessa área. Não há mais como recuperar o governo nessa área”, afirmou Haddad, que defendeu o legado dos governos do PT na Educação, destacando o projeto do Reuni e a criação do Enem. Ele ressaltou a grandeza da universidade e da pesquisa brasileiras. “A universidade está firme e forte nos seus propósitos enquanto o governo cai pelas tabelas na área da educação porque não tem projeto a não ser o seu desmonte”, declarou, criticando em seguida o programa Future-se do ex-ministro Abraham Weintraub. “O retorno do investimento em educação e ciência é extraordinário”, disse, lembrando das ações do MEC enquanto esteve à frente da pasta, como o respeito à autonomia das instituições, a ampliação de vagas e do financiamento das universidades.
Para Janine Ribeiro, a universidade tem papel central no pós-pandemia. “A Europa pretende retomar sua economia descarbonizando. Ou seja: não é voltar igual, é voltar sustentável. Nós temos um conhecimento científico pujante”, declarou o ex-ministro. “A universidade deve estar presente neste momento da pandemia. Se não atuarmos, a realidade será pior”, afirmou.
Mas a autonomia universitária e a ciência, por si só, não são capazes de realizar esta transformação, para a professora Giovana Xavier. “Precisamos continuar dialogando sobre uma gestão pública que reinvente a autonomia universitária em prol do combate às desigualdades. Que a gente possa construir caminhos alternativos para que as histórias asfixiadas sejam resgatadas”, defendeu. Para ela, o pós-pandemia é imprevisível e a pandemia, racial. “Cinquenta e sete por cento das mortes por Covid-19 estão na comunidade negra”, lembrou.
O vice-reitor da universidade, Carlos Frederico Rocha, citou as recentes ações da UFRJ para proporcionar meios de ensino virtual para os estudantes. “A preparação para as aulas remotas envolve inclusão social, inclusão digital e desenvolvimento científico”, disse. Apesar dos esforços da universidade, ele teme um retrocesso social e econômico no país. “Vamos caminhar para uma sociedade com conflitos políticos e uma miséria crescente”.

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