Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 11 12 at 15.46.32 3Fotos: Fernando SouzaA Faculdade de Educação da UFRJ prestou uma comovente homenagem a uma de suas mais influentes docentes na tarde de sexta-feira (8). A professora Maria de Lourdes Fávero, de 88 anos, agora dá nome à sala do arquivo do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) da FE no campus Praia Vermelha.
Nada mais justo. A docente está diretamente ligada à história do Programa, do qual é fundadora e pesquisadora honorária. Foi ela que coordenou os trabalhos de investigação sobre os documentos da antiga Faculdade Nacional de Filosofia, a FNFi, entre 1987 e 1990, que deram origem ao Proedes. Instalado oficialmente em 1994, o programa é hoje um centro nacional de referência no campo da História da Educação.
“Não fosse a sensibilidade e o conhecimento dela, essa documentação poderia ter ido para o lixo. Ela é um exemplo para todos nós”, lembrou a professora Ana Lúcia Fernandes, ex-diretora da AdUFRJ e coordenadora do Proedes. “O Proedes surgiu pelas mãos da Lurdinha, como carinhosamente a chamamos”.
A homenagem reuniu dezenas de docentes, funcionários, dirigentes e ex-dirigentes da FE. “As pessoas que estão aqui são a história da Faculdade de Educação. Esse encontro expressa essa história, e só temos a agradecer à professora Lurdinha”, destacou a diretora da FE, Ana Paula Moura. A vice-reitora Cassia Turci ficou impressionada com a homenagem. “É muito bonito ver tanta gente reunida para homenagear alguém tão especial”. Estavam lá, entre outros, o ex-diretor da FE Marcelo Corrêa e Castro, as ex-diretoras Maria Muanis, Marlene Carvalho e Ana Maria Monteiro, e os professores Roberto Leher, ex-reitor da UFRJ, e Hélio Mattos, chefe de ganinete da reitoria.
Em seu agradecimento, a professora Lurdinha lembrou de todo o trabalho de investigação que resultou na criação do Proedes. “Classificamos cerca de 20 mil documentos, encontrados sem nenhuma conservação ou organização e com grandes falhas. Por exemplo, livros de atas de reuniões da Congregação retirados pelos militares nos IPMs realizados após o golpe de 1964 e nunca devolvidos”, recordou a docente.WhatsApp Image 2024 11 12 at 15.46.32 5
Lurdinha também fez questão de saudar a memória do professor Jader Britto, falecido em setembro passado, que com ela organizou o Dicionário de Educadores no Brasil, uma obra de referência com a marca do Proedes. “Foi dele a lembrança do dicionário ser uma das propostas de Anísio Teixeira, com quem Jader trabalhou muitos anos no Inep”, disse ela.
Muito emocionada, Lurdinha inaugurou a placa com seu nome ao lado do marido Osmar, dos filhos Marcos, André e Ana Beatriz e da neta Mariana.
Criada em 1939, no âmbito da então Universidade do Brasil, a FNFi incorporou cursos da antiga Universidade do Distrito Federal e se destinou, entre outros, a preparar universitários para o magistério e realizar pesquisas em diversos campos. Com sua extinção, entre 1967 e 1968, suas atividades foram desmembradas em diferentes unidades da estrutura da UFRJ: a Escola de Comunicação, as faculdades de Educação e de Letras, e os institutos de Biologia, de Física, de Geociências, de Filosofia e Ciências Sociais, de Matemática, de Psicologia e de Química, além do Colégio de Aplicação.
Atualmente, o Proedes guarda 38 coleções e arquivos relacionados à temática da Educação. Estão lá, por exemplo, os arquivos institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e da Universidade do Distrito Federal, além dos da FNFi. Entre as coleções temáticas, encontram-se as do Acordo MEC-USAID e os da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O acervo tem ainda coleções de educadores como Anísio Teixeira, Antonio Carneiro Leão e Darcy Ribeiro.
Durante o ano passado, as consultas ao acervo ficaram suspensas por causa de uma infestação de cupins, o que inviabilizou o manejo do mobiliário onde está depositada a maior parte da documentação do Proedes. Graças ao empenho da equipe e de obras realizadas no final de 2023, o espaço foi reaberto este ano.

Topo