Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2026 01 22 at 19.43.13Fotos: Alessandro CostaA primeira semana da Colônia de Férias da AdUFRJ é um sucesso! Os dias estão recheados de brincadeiras e muita diversão. Entre as atividades que fizeram a festa das crianças, o conjunto de brinquedos infláveis com escorrega, futebol de sabão e escorregador de sabão, no primeiro dia de evento, foram os mais disputados.
Mas também houve espaço para atividades nas piscinas, pintura corporal, desenho, xadrez, adivinhe a música e muito mais. A programação da colônia ficou por conta da Equipe Coloriê, com oito profissionais de longa experiência. Muitos deles formados pela UFRJ.
Coordenador da colônia, o professor André Coutinho é formado em Educação Física com pós-graduação em Educação Inclusiva. “As crianças estão muito integradas, brincando, conversando, interagindo”, celebra o professor. “Nossa programação prevê ações esportivas e educativas. É uma colônia de férias que tem o intuito de atuar também no desenvolvimento delas”.
O Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE-Fundão) ficou preenchido de risadas e muita música. As crianças se jogaram em todas as brincadeiras. “Eu gostei muito do futebol de sabão porque podia dar ‘mortal’ e bicicleta”, contou o pequeno Leonardo, de 8 anos.
A chuva insistente tentou, mas não conseguiu atrapalhar o evento. “Mesmo com a chuva, as atividades artísticas são muito divertidas. A gente fez oficina de pintura, de massinha. Eu fiz uma pizza. Foi bem legal”, contou a animada Laura, de 11 anos. Jogos de cooperação, oficina de xilogravura, cineminha com pipoca completaram a programação.
Ana Cecília Sant’ana, servidora do Ministério da Cultura, levou o filho João Vicente, de 9 anos. “Achei a iniciativa maravilhosa. Estamos muito felizes de ter essa possibilidade, com atividades pensadas para as crianças e fornecidas para as famílias com valor superacessível”, elogiou. “Também considero muito legal ter muita gente na equipe. A criança não fica desamparada. Se tiver colônia no ano que vem, ele vem de novo”, prometeu. O filho João Vicente confirmou as impressões da mãe: “Eu gostei muito!”
O professor Juciano Rodrigues, do IPPUR, também aprovou a colônia. “É uma iniciativa fantástica. É fundamental para professores que não têm rede de apoio, como é o meu caso, ao mesmo tempo em que valoriza a integração das famílias no nosso espaço laboral”, avalia. “As crianças estão bastante integradas e felizes, o que é mais importante”, diz. “Nesse período do ano temos muitos afazeres burocráticos e é um conforto ter um espaço bom e seguro para os nossos filhos”. O professor também elogia a equipe. “O ponto alto é a qualificação da equipe que está conduzindo a colônia. Espero que a AdUFRJ coloque no seu planejamento novas edições”.
Presidenta da AdUFRJ, a professora Ligia Bahia comemora o sucesso da iniciativa. “É uma ideia de professores que se veem com crianças de férias e precisam dar continuidade a pesquisas, orientações”, explica. “É uma atividade relevante que socializa a necessidade de propiciar lazer com qualidade e segurança para as crianças”, conta Ligia.
Para ela, essa primeira temporada só reforça a necessidade de novas edições. “Já estamos planejando a das férias do meio do ano”, revela.

VAGAS PARA A SEGUNDA SEMANA

A AdUFRJ recebeu 30 inscrições para a colônia de férias, mas ainda há vagas disponíveis para a segunda semana de atividades, que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de janeiro.
As inscrições podem ser realizadas pelo formulário: https://forms.gle/wnsqcDVePKdtnLoZA. Podem se inscrever crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos, dependentes de professores filiados e também não filiados à AdUFRJ. O sindicato cobre 70% dos custos para os filiados.

Topo