A comunidade acadêmica tem até amanhã (27) para escolher a próxima reitoria da UFRJ. Duas chapas estão na disputa: a 10, dos candidatos Roberto Medronho e Cássia Turci; e a 20, dos candidatos Vantuil Pereira e Katya Gualter.
O Colégio Eleitoral da UFRJ é constituído de aproximadamente 80.000 (oitenta e mil) eleitores.
Serão 39 Seções de Pesquisa presenciais e 5 Seções de Pesquisa virtuais. Além disso, serão utilizadas urnas de lona em todas as Seções de Pesquisa para acolher votos em separado, no caso da não inclusão de possíveis eleitores nas listagens oficiais emitidas pela Administração Central.
A forma de votação utilizada nas trinta e nove seções presenciais será por meio de urnas eletrônicas, enquanto nas cinco seções virtuais será utilizado o E-Voting System (Sistema Hélios). Os colégios eleitorais vinculados à votação eletrônica, são constituídos de estudantes dos cursos de graduação dos Polos EAD, pós-graduação lato sensu residência (médica e multiprofissional), pós-graduação lato sensu (especialização e aperfeiçoamento), pós-graduação stricto sensu e dos professores(as) eméritos(as).
O resultado do processo de votação será constituído dos votos de cada categoria (docentes, técnico-administrativos em educação e discentes), com base na paridade.
Ao final do processo, a Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) enviará ao Conselho Universitário o resultado final da Pesquisa. A partir desta etapa, se realizará uma votação nominal dos integrantes dos Colegiados Superiores (Conselho Universitário, Conselho de Ensino de Graduação, Conselho de Ensino para Graduados, Conselho de Extensão Universitária e Conselho de Curadores) que elaborarão duas listas tríplices – uma para Reitor(a) e outra para Vice-Reitor(a) – a serem encaminhadas ao Ministério da Educação, para posterior nomeação pela Presidência da República. (fonte: site da UFRJ)
Confira alguns registros do primeiro dia de votação no Fundão, Praia Vermelha, IFCS e Macaé.