Foto: Fernando SouzaPouco mais de 12 horas após a sua posse, a nova diretoria da AdUFRJ teve seu primeiro compromisso oficial na manhã desta quinta-feira (16): a presidenta Ligia Bahia fez uma apresentação dos principais eixos de atuação da nova gestão do sindicato, na reunião da Congregação da Faculdade de Medicina, no Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária. Entre os pontos abordados, a professora falou da estruturação de carreiras para os docentes, da luta pelo aumento do orçamento das universidades federais e da valorização da Faculdade Medicina da UFRJ, sobretudo frente ao avanço das instituições privadas.
“A nossa Faculdade de Medicina tem uma vinculação muito forte com a pesquisa, com a inovação em Saúde, e temos que valorizar isso, isso nos diferencia das faculdades privadas que existem e das que estão chegando agora”, salientou Ligia, que é professora da IESC e médica formada na Faculdade de Medicina da UFRJ. Ela também falou das carreiras docentes: “Carreiras no plural. Já passou da hora de pensarmos em carreiras para pesquisadores, carreiras para professores que não querem ou não podem ter dedicação exclusiva. Ou que são conferencistas. Carreiras pelas quais possamos transitar, que não sejam uma monotonia”, defendeu ela.
Ligia voltou a acentuar, como fizera na cerimônia de posse, que a AdUFRJ será um lugar de encontro, de reflexão e de valorização das atividades docentes. “Penso que a AdUFRJ pode ser uma câmera de descompressão entre o nosso mundo o trabalho, como professores e pesquisadores, e o mundo lá de fora, com as mudanças climáticas, as guerras e intensificação das desigualdades. E o sindicato vai fazer tudo para que o nosso trabalho se expanda”. Outra bandeira defendida pela docente é a luta por mais orçamento para as federais, “inclusive com a diversificação de fontes de financiamento”.
O diretor da Faculdade de Medicina, professor Alberto Schanaider, saudou a apresentação da presidenta da AdUFRJ: “A professora Ligia se formou em 1980, um ano antes de mim, e lembro dela entrando em sala de aula para pedir a palavra como liderança estudantil. Ao trazê-la hoje aqui, a meu convite, saúdo essa trajetória da Ligia, que é uma referência nacional em Saúde, pesquisadora e com intensa atividade política. Ela tem muito a trazer, com a sua diretoria, para o nosso corpo social”.