facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 03 28 at 20.37.19Reprodução ONU/internetProfessores universitários brasileiros criaram a Rede Universitária de Solidariedade à Palestina. Os principais objetivos são denunciar os crimes cometidos pelo Estado de Israel há mais de 70 anos, que se intensificaram após o ataque do grupo terrorista Hamas ao território judeu, e mobilizar as universidades brasileiras em uma grande campanha pelo cessar-fogo imediato. Pelo site https://universidadespelapalestina.com é possível encontrar mais informações sobre o histórico de conflitos na Faixa de Gaza, artigos que discutem o tema e o manifesto de criação do grupo.
O lançamento oficial da Rede no Rio de Janeiro está previso para a primeira quinzena de abril, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Uma segunda atividade de lançamento deve ocorrer na Uerj. A Congregação do IFCS aprovou, na última reunião, o apoio à iniciativa. Exemplo que os docentes tentarão que seja seguido em outras unidades acadêmicas e universidades.
A professora Anita Handfas, da Faculdade de Educação, é uma das coordenadoras nacionais do grupo. “A rede vem fazendo ações importantes, ainda localizadas nas universidades. A maioria dessas atividades são debates sobre a situação da Palestina, além de denúncias sobre o massacre à população”, explicou durante reunião de docentes das universidades do Rio de Janeiro, ocorrida no dia 25.

Topo