facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

IMG 8100Foto: Alessandro Costa/Arquivo AdUFRJA vacinação na UFRJ segue em ótimo ritmo. Em duas semanas, cerca de 85% do pessoal da linha de frente no combate à covid-19 já receberam a primeira dose da vacina. Até o momento, a universidade recebeu aproximadamente quatro mil doses, a maior parte da Coronavac, da chinesa Sinovac, produzida em parceria com o Instituto Butantan. Mas algumas doses da vacina da AstraZeneca, feita em parceria com a Universidade de Oxford e com a Fiocruz já chegam à instituição. “Quando as primeiras doses da vacina chegaram, só havia 30% para o pessoal da linha de frente e nós decidimos acompanhar o critério de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde”, explica a reitora Denise Pires de Carvalho. “Após os idosos, virão os profissionais de educação, então, em breve todos nós, profissionais da UFRJ, estaremos vacinados”.
Coordenador do Complexo Hospitalar, unidade que centraliza a vacinação do corpo social da universidade, o médico Leôncio Feitosa informa que já há 3.555 profissionais vacinados – entre trabahadores e voluntários da linha de frente e servidores da saúde com mais de 60 anos. “Na linha de frente, é importante destacar que não são só pessoas da saúde. O ascensorista do hospital foi imunizado, as pessoas da limpeza que atuam nas alas covid foram imunizadas, pessoal de laboratórios”, exemplifica o médico.
WhatsApp Image 2021 02 05 at 05.41.44As vacinas estão sob a guarda da Central de Vacinação de Adultos, no Centro de Ciências da Saúde. O órgão é vinculado à Pró-reitoria de Pessoal. “Desde a semana passada, a UFRJ passou a vacinar também os profissionais de saúde acima de 60 anos. É um esforço para atingirmos todos os nossos profissionais da área de saúde”, afirma o doutor Leôncio Feitosa. “À medida que forem chegando novos lotes da vacina, vamos vacinando os profissionais, quer RJU, quer terceirizados da nossa universidade, além de residentes e estagiários dos hospitais”.
Mas atingir os 100% dos profissionais da linha de frente ainda é um desafio. Há quem esteja doente e não pode ser imunizado no momento. Outros estão de férias. E há, infelizmente, um pequeno grupo que tem se recusado a receber o imunizante. Um problema não só da UFRJ, mas de toda a sociedade. “Precisamos conversar, mostrar dados de outras doenças que foram erradicadas por conta de vacinas. Vacinação é pacto social, precisa haver essa consciência”, opina Feitosa.
“A UFRJ é a institutição que percentualmente mais vacinou, atendendo aos critérios estipulados pela Secretaria Municipal de Saúde”, acrescenta a reitora. “A UFRJ foi muito bem nessas primeiras semanas”, finaliza.

DRIVE-THRU NOS CAMPI
Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a UFRJ começa mais uma ação de enfrentamento à pandemia: dois postos de vacinação drive-thru (aqueles em que a imunização acontece sem que a pessoa saia do carro) serão instalados na universidade, um na Cidade Universitária e outro na Praia Vermelha. Esta vacinação será voltada para a sociedade. No próximo sábado, dia 6, a partir das 8h da manhã, mais de 300 doses da vacina Coronavac estarão disponíveis para o público prioritário do calendário de vacinação da Prefeitura do Rio. A universidade cederá o espaço, estudantes voluntários e o material necessário para a instalação dos postos.
Segundo o Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, o espaço para o armazenamento da primeira remessa de vacinas ainda está sendo negociado, assim como a quantidade exata de doses disponíveis por dia. “Ainda não está confirmado quantas doses seriam, me parece que algo em torno de 300 a 500 doses”, acredita. Maldonado explica que os primeiros dias servirão de experiência para ajustar a logística dos próximos três meses de vacinação drive-thru. “O primeiro dia vai dizer se a ação realmente precisa de uma demanda maior ou menor. A gente vai fazer uma experiência para mais de 300 pessoas em cada campus”, explica o prefeito.
Na Cidade Universitária, o posto vai funcionar no Polo de Biotecnologia, ao lado do CCS. Já na Praia Vermelha, a entrada será pela Rua Lauro Müller, saindo pela Av. Venceslau Brás. A UFRJ também vai coordenar um terceiro posto drive-thru no Sambódromo, no Centro, que inicia as atividades no mesmo dia 6. Por conta de um problema interno da Secretaria de Saúde, o início desse sistema de vacinação atrasou em uma semana. “Não teve a ver com a UFRJ. A logística está pronta desde a primeira reunião, 30 dias atrás”, explica Maldonado.
“A ideia é atender aos idosos que não puderam comparecer aos postos de saúde no dia específico de sua idade”, informa o coordenador do Complexo Hospitalar, Leôncio Feitosa.
As equipes de voluntários estão sendo coordenadas pela professora Carla Araújo, diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery. “O trabalho do voluntariado se iniciou no começo da pandemia, em março de 2020. Desde então temos atuado em diversas frentes junto aos hospitais da UFRJ, ao Centro de Testagem”, afirma Carla. “Estamos atuando com os professores e estudantes da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Faculdade de Medicina na condição de voluntários, em várias frentes nesses pontos, como vacinadores, organizadores de fila, escribas e apoio”, conta.
“Nós temos 2.451 voluntários para essa vacinação, para ajudarmos o município do Rio a imunizar sua população. E estamos também vacinando esses voluntários porque são da linha de frente”, finaliza a reitora Denise.

Topo