Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2026 02 13 at 21.15.36 13Fotos: Alessandro CostaA Colônia de Férias da AdUFRJ deixou um gostinho de quero mais nas crianças, na equipe e nas famílias. A segunda edição já está programada para a semana de 20 a 24 de julho, durante o recesso escolar. A princípio, serão disponibilizadas 40 vagas, com prioridade para filhos de professores sindicalizados. Estará à frente da programação a Equipe Coloriê.
A primeira edição, que terminou em 30 de janeiro, foi sucesso de público e de crítica. Por duas semanas, 34 crianças e adolescentes viveram experiências pedagógicas, esportivas, artísticas e, claro, divertidas!
A ideia surgiu a partir de demandas de docentes com filhos pequenos. Uma delas foi a professora Leda Castilho, da Coppe. “A gente levou essa sugestão no segundo semestre do ano passado e a diretoria em pouquíssimo tempo conseguiu organizar a programação”, conta Leda. “As crianças têm férias longas, em janeiro tem edital do CNPq vencendo, enfim, a gente precisa de suporte”.
Para a docente, a realização do evento permite aos colegas de diferentes unidades estreitar laços. “Cria um espírito de união entre os professores. A minha filha conheceu a filha de um professor do IFCS. Elas já estão combinando para brincar. Vira uma grande família”.
Conselheira da Escola de Belas Artes, a professora Luiza Amaral já espera a próxima edição. Seus dois filhos participaram das atividades. “As crianças fizeram muitas amizades e ficaram apaixonadas pela colônia. Para mim, foi muito importante, porque eu estou dando aulas neste período de férias. Então, elas puderam aproveitar ao invés de ficar em casa. Foi muito profícuo”, diz.
Simony Mendonça, professora da Faculdade de Farmácia, também inscreveu seus dois filhos. “Para mim, fez toda diferença a colônia ser num espaço da universidade. Foi muito bom eles poderem passar o restinho das férias perto de mim e brincando. Eles já querem mais”, avalia.WhatsApp Image 2026 02 13 at 21.15.36 14
O professor Filipe Correa, do IPPUR, destacou a segurança do espaço. “Poder deixar o meu filho num local seguro e acompanhar esse dia a dia foi incrível”, afirmou o docente, que é diretor adjunto de Pós-Graduação. “Estávamos bastante sobrecarregados com ele em casa. Aqui ele se divertiu, encontrou outras crianças, fez uma série de atividades e isso foi fundamental para a nossa dinâmica familiar”, contou.
Coordenador da colônia, o professor André Coutinho agradeceu a confiança das famílias. “Em julho estaremos de novo aqui para proporcionar dias de trocas, aprendizados e afeto”.
Diretora da AdUFRJ, a professora Andréa Parente destacou que o sindicato precisa ser também um ponto de suporte e parceria para os professores. “Poder proporcionar essa experiência para as famílias foi muito importante. A gente espera que os nossos colegas possam enxergar na AdUFRJ essa parceria cotidiana”.

Topo