Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Queremos compartilhar uma rara sensação de contentamento, artigo em extinção entre os que teimam em atuar na arena sindical. Sim, estamos contentes. Na sexta-feira, 17 de março, a diretoria da AdUFRJ realizou um bem-sucedido evento, tanto pelo tamanho da audiência quanto pelo ineditismo da proposta. Oferecemos um café da manhã para parlamentares e professores no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O encontro lotou o auditório e reuniu dois grupos sedentos de interlocutores. De um lado, docentes das mais diversas áreas ansiosos para mostrar a relevância de suas pesquisas, e assim obter apoio político e orçamentário do Parlamento. Do outro, deputados federais e estaduais interessados em entrelaçar seus mandatos com a universidade e assim, com a força da Ciência e da Cultura, robustecer suas causas.

Esse amálgama entre universidade e Parlamento é, para nós da diretoria da AdUFRJ, uma das vertentes das novas formas de luta sindical que tanto bradamos há mais de cinco anos. Não é uma luta engravatada, presa aos carpetes de Brasília. É uma aliança que entende o Legislativo como espaço de disputa e os professores como agentes fundamentais de mudança social. Passa pelo Congresso — ainda que não se limite a ele — toda a discussão orçamentária da universidade e do financiamento da produção de C&T. Também está ali o embate sobre o servidor público, nossos aumentos e nossas aposentadorias.

Estamos empenhados para que o café da manhã da última sexta-feira se repita mais e mais. Já fazemos iniciativas semelhantes no Observatório do Conhecimento, e agora queremos trazer para o enfoque local essa mesma abordagem. Aproveitamos para a agradecer a cada colega que doou seu tempo e disposição para dividir conosco suas expectativas e histórias naquela manhã.

A universidade é talhada nessa força, a do diálogo de saberes, e do compromisso com a transformação social, missão nobre e explicitada, por exemplo, na exposição Futuros da Baía de Guanabara, na Casa da Ciência. A importante iniciativa do Fórum de Ciência e Cultura foi inaugurada essa semana e ilustra a página 8 deste jornal.

Terminamos a edição com a Ciência e começamos com a política. A página 3 trata da eleição para reitor, marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril. Esperamos que a campanha entre os dois candidatos seja parecida com o nosso café da manhã — fértil em propostas, e respeitosa nos debates.
Boa leitura!

Topo