facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2020 10 24 at 00.54.58PROFISSIONAIS do Serviço de Radioterapia do HU reunidos na abertura do evento - Foto: EQUIPE DO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA DO HUCFFMobilizado pela campanha do Outubro Rosa, o Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) realizou até esta sexta, 23, a 1ª Semana de Prevenção ao Câncer de Mama. O evento, aberto aos pacientes que fazem tratamento na Unidade, contou com uma programação esclarecedora e humanizada. Especialistas de áreas como Mastologia, Oncologia e Psicologia foram alguns dos convidados.

“Na abertura do evento, o diretor-geral do Hospital, Marcos Freire, e o chefe do Serviço de Radioterapia, Paulo Cesar Canary, inauguraram o nosso Sino da Vitória”, conta Cleide Guedes, administradora do Serviço no HUCFF. Adotado por muitos hospitais no mundo, o Sino da Vitória comemora o final das sessões de radioterapia. “Toda vez que um paciente termina de fazer uma radioterapia ou quimioterapia é como se ele tivesse terminado uma batalha na luta contra o câncer”, explica Cleide.

A iniciativa, organizada pelos profissionais da unidade, alerta para os cuidados necessários com a saúde. “É muito importante esclarecer que o câncer pode estar mais perto do que as pessoas imaginam”, pontua Cleide. O Serviço de Radioterapia costuma atender 50 pacientes por dia, número que se mantém estável apesar dos medos gerados pela pandemia. “O câncer não espera, não escolhe nem dia, nem hora, nem pessoa, nem cor, nem crença”, lembra.

Cleide viveu na pele a travessia do câncer de mama. Em abril de 2019, ela foi diagnosticada no hospital onde atua há 35 anos. “De cuidadora passei a ser cuidada. Fiz cirurgia para retirada do tumor, radioterapia e hormonioterapia”, ela conta. “Eu venci! Pois eu tive um câncer, mas ele não me teve. Peço que as mulheres se cuidem, façam o autoexame e exames periódicos. Se amem mais do que tudo”, aconselha.

Topo