facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Por 38 votos a 9, os professores da UFRJ, reunidos em assembleia convocada pela diretoria da AdUFRJ, aprovaram a proposta do governo de recomposição emergencial linear de 9% nos salários de ativos, aposentados e pensionistas, além de reajuste de R$ 200 no auxílio-alimentação. A decisão será levada ao Andes nesta quinta-feira para deliberação. O setor das instituições federais de ensino se encontra em Brasília para discutir o índice que foi apresentado pelo governo na última sexta-feira (10) e formalizado nesta terça-feira (14).

O índice, no entanto, foi muito criticado e a aprovação foi acompanhada de um conjunto de condicionantes:

- que o governo reconheça as perdas de 27% durante o governo Bolsonaro e se comprometa a compensar a diferença de 16,5% mais a inflação de 2023, em janeiro de 2024.

 

- que o governo abra imediatamente mesas setoriais para tratar das especificidades das diversas carreiras do funcionalismo público federal.

 

- que o governo se comprometa com a equiparação dos benefícios com os servidores do Legislativo e do Judiciário.

 

Ainda será apresentada ao Andes a solicitação de que o sindicato nacional calcule as perdas salariais totais dos docentes desde a última recomposição salarial, com o objetivo de levar o índice para a mesa setorial dos docentes federais.

 

Os professores também aprovaram que a AdUFRJ apoie todas as ações propostas pelo Andes com vistas à negociação salarial.


A matéria completa você encontra no Jornal da AdUFRJ de amanhã.

Topo