facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Para aproximar a UFRJ da população, mostrando os seus feitos e o trabalho realizado pelas centenas de professores da universidade, a AdUFRJ organizou um café da manhã com os parlamentares do Rio de Janeiro, representantes eleitos em outubro para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados. O encontro aconteceu na última sexta-feira (20) no Fórum de Ciência e Cultura, e contou com a participação de dezenas de professores e deputados federais e estaduais, ou assessores enviados pelos parlamentares.

“Além das formas de luta tradicionais, nas ruas e na mídia, nosso sindicato entende que é preciso atuar em novas frentes, indo além daquela postura meramente reativa e denuncista que muitas vezes os sindicatos assumem e buscando fazer um processo de recuperação da confiança da sociedade na universidade e nos professores”, explicou a vice-presidente da AdUFRJ, Mayra Goulart, na abertura do evento. “O objetivo dessa iniciativa é incidir nos espaços de poder, aumentando a sinergia da universidade com os tomadores de decisão. Nossa função aqui é ser representantes das demandas da comunidade acadêmica junto aos tomadores de decisão”, concluiu a professora.

GRANDE NOTÍCIA
Mais de 40 professores e 19 parlamentares (pessoalmente ou representados por assessores) participaram do evento. E se um dos objetivos do café da manhã era apresentar a atuação da universidade aos legisladores, a professora Leda Castilho, coordenadora do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da Coppe trouxe, em primeira mão, uma grande notícia: a vacina contra covid-19 desenvolvida pela UFRJ vai entrar em fase de testes clínicos. O anúncio foi aplaudido efusivamente pelo público.

Na fala de alguns parlamentares surgiram exemplos da importância da UFRJ para a sociedade. Carlos Minc (PSB) lembrou que, quando foi secretário estadual de Meio Ambiente, a secretaria criou um fundo verde, ideia que partiu da universidade. “Foi uma ideia que funcionou. Parte do ICMS arrecadado no setor de energia viabiliza projetos sustentáveis”, contou. Ele também lembrou leis que foram propostas e fundamentadas por professores da UFRJ, como a que aboliu das refinarias o uso do chumbo na produção, e a que proibiu o mercúrio na fabricação de cloro soda. “Sempre que falo dessas leis credito à UFRJ. Quem deu a fundamentação foram as áreas de Saúde e de Tecnologia da universidade. Temos que aproveitar esse potencial imenso da UFRJ, mas também creditar, para estimular esse intercâmbio”, disse Minc.

A deputada Renata Souza usou a sua experiência pessoal para tratar da importância da UFRJ. Criada na Maré, na infância ela contraiu hepatite na água contaminada que chegava à torneira da sua casa, e foi tratada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. “Eu estou viva também por causa da UFRJ. Não estou falando isso por acaso, mas para ressaltar a dimensão que é morar ao lado de uma universidade onde a produção de conhecimento constrói também a possibilidade de termos vida”, disse a deputada. Renata Souza defendeu uma “radicalização do processo de democratização do acesso ao ensino”, propondo que haja a expansão dos colégios de aplicação das universidades, com unidades em áreas de baixo IDH.

“Senhores parlamentares, aproveitem esta fantástica competência científica instalada no estado do Rio de Janeiro”. A convocação foi feita pelo professor Luiz Davidovich, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências. “Aproveitem não só para o estado do Rio, mas para o Brasil”. Davidovich ressaltou que os professores querem cooperar com o parlamento. “Estamos prontos para ajudar a formular políticas públicas para o estado e para o país”, disse.

Para a professora Mayra Goulart o encontro foi bem-sucedido. “Os professores puderam falar aqui como o seu trabalho na UFRJ impacta positivamente a sociedade. A diretoria da AdUFRJ compreende a importância de novas formas de luta para além das pressões através de greve e da mídia tradicional. E dentre essas novas formas de luta está a sensibilização dos parlamentares em prol dos interesses da universidade. A AdUFRJ está comprometida com essa luta que sensibiliza a sociedade civil e seus representantes, para que essa sinergia esteja azeitada”, disse a professora.

 

Débora Foguel
Professora da UFRJ

"Acho que muitos de nós sempre ansiamos por esse tipo de encontro entre a universidade e o Poder Legislativo ou o Poder Executivo. Sou professora de Bioquímica e gostaria de falar sobre o meu centro, o Centro de Ciências da Saúde, e dar, através dele, um exemplo da excelência do que acumulamos. Duvido que haja em alguma outra universidade do país uma concentração tão grande de programas de pós-graduação com um grau de excelência como aquele que a Capes nos avalia. É impressionante e isso se reproduz em outros centros da UFRJ. Durante a pandemia, a criação do Centro de Triagem, tão importante, que não só criou e fez testes de covid-19 para a comunidade universitária, mas também para todos os profissionais da saúde do estado. Eu queria agradecer pela possibilidade de estar aqui com muitos pequenos exemplos da nossa excelência. Contem com a nossa expertise. É uma enorme honra para um professor universitário ser convocado para ajudar a sua comunidade."

Reimont
Deputado Federal (PT)

"A Educação, a Ciência e a Cultura ganharam a eleição em outubro. Nós mudamos o curso daquilo que foi um desmonte dos nossos parques universitários, da nossa pesquisa, da valorização da Ciência nos últimos seis anos. O presidente Lula, no seu primeiro mês de governo, reuniu-se com os reitores das universidades e disse que nós precisamos mudar a relação com as universidades, porque é das universidades que nascem todas as possibilidades, ou as a maioria das possibilidades para mudarmos a nossa história, a história do nosso país. Eu estou membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, e quero me colocar aqui à disposição da UFRJ. Tivemos uma vitória em outubro, mas precisamos entender que essa vitória não garantiu a mudança de curso que nós queremos, porque o bolsonarismo ainda está muito entranhado na sociedade."

Dani Balbi
Deputada estadual (PCdoB)

"Sempre que eu retorno à UFRJ eu me sinto em casa, isso não é demagogia. Acho que resgato o fato de ter nascido na universidade, por conta da minha mãe ser servidora de muitos anos, e ter continuado na universidade. É um lugar em que eu me sinto muito à vontade. Fico muito honrada em poder, agora através do mandato, devolver à UFRJ aquilo que ela entregou a pessoas como eu. E continuar nessa jornada de fazer com que o poder público invista cada vez mais na universidade, pensando a importância dela para a formação de pessoas mais vulneráveis, mas também no debate mais amplo de desenvolvimento econômico regional, de robustecimento da economia, um debate que a universidade faz tão brilhantemente através das pesquisas em diversas áreas."

Delegada Marta Rocha
Deputada estadual (PDT)

"Sou ex-aluna da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Quando eu entrei hoje aqui, me lembrei da importância da UFRJ na militância pelos direitos humanos. Não temos nenhuma dúvida da importância dos trabalhos desenvolvidos pela universidade, que podem fazer esse link com a garantia dos direitos e da democracia. E quero falar, como parlamentar e presidente regional do meu partido, que não há para nós tema mais sensível que o da Educação."

Renata Souza
Deputada Estadual (PSOL)

"Quando criança, eu tive hepatite, e me tratei no hospital universitário da UFRJ. Eu estou viva também por causa da UFRJ. Não estou falando isso por acaso, mas para ressaltar a dimensão que é morar ao lado de uma universidade onde a produção de conhecimento constrói também a possibilidade de termos vida. Precisamos trabalhar pela radicalização do processo de democratização do acesso ao ensino. Por isso é importante fazermos um debate sobre termos colégios de aplicação em áreas de baixo IDH no Rio de Janeiro. Tenho certeza de que se houvesse um CAp da UFRJ na Maré, minha história, de nascida na Maré que fez mestrado e doutorado na UFRJ, não seria uma exceção, mas uma entre muitas outras histórias. Por isso faço essa provocação para que tenhamos um debate franco sobre a possibilidade dos colégios de aplicação terem unidades dentro de territórios de favela e periferia com baixo desenvolvimento humano."

Luiz Davidovich
Professor da UFRJ e ex-presidente da ABC

"Senhores parlamentares, aproveitem esta fantástica competência científica instalada no estado do Rio de Janeiro. Aproveitem não só para o estado do Rio, mas para o Brasil. É essencial essa comunicação entre a Academia e o Parlamento, e também entre a Academia e o Poder Executivo. Deve ser uma colaboração frequente justamente para o país, para a sociedade brasileira, para aumentar a qualidade de vida da população. Há dois anos, a ABC, a SBPC e a Academia Brasileira de Letras eram presididas pela UFRJ. Isso mostra que a nossa universidade tem um papel muito importante nessa colaboração, e isso foi feito hoje aqui."

 

Veja a lista dos deputados que compareceram ou enviaram representação:
Deputados Estaduais
Andrezinho Ceciliano (PT)
Carlos Minc (PT)
Dani Balbi (PCdoB)
Dani Monteiro - representante (PSOL)
Delegada Martha Rocha (PDT)
Elika Takimoto - representante (PT)
Flavio Serafini (PSOL)
Jari Oliveira - representante (PSB)
Marina do MST- representante (PT)
Munir Neto (PSD)
Renata Souza (PSOL)
Rosângela Oliveira Zeidan - representante (PT)
Verônica Lima – representante (PT)
Yuri Moura - representante (PSOL)
Deputados Federais
Chico Alencar (PSOL)
Jandira Feghali - representante (PCdoB)
Pastor Henrique Vieira - representante (PSOL)
Reimont (PT)
Sargento Portugal - representante (PODE)
Tarcísio Motta- representante (PSOL)

 

Topo