Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2025 04 17 at 14.43.04Depois de a Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) indicar a possibilidade de os professores substitutos ficarem sem receber o reajuste no início de maio, uma força-tarefa dos servidores da pró-reitoria conseguiu garantir o lançamento da recomposição salarial para todas as categorias. Esforço que se estendeu ao longo do último fim de semana. O aviso oficial aconteceu na segunda-feira (14), com a garantia de que nenhum trabalhador deixará de receber o aumento de 9% e pagamento dos valores retroativos a 1º de janeiro.
A iniciativa aconteceu a partir do pleito da AdUFRJ, levado ao Conselho Universitário de 10 de abril. No mesmo dia, à tarde, a diretoria se reuniu com a PR-4 para apresentar a demanda e entender a complexidade da tarefa. O pedido do sindicato foi para que todos os professores substitutos tivessem o reajuste incluído nesta folha de pagamento. A pró-reitoria afirmava que a tarefa não seria possível pelo exíguo tempo para o lançamento manual dos dados, mas desde o primeiro momento se mostrou preocupada com a questão.
Além dos substitutos, as aposentadorias e pensões e servidores de natureza especial também ficariam inicialmente de fora do reajuste na folha de abril. Isto porque os lançamentos precisavam ocorrer manualmente para mais de 700 pessoas, fora as aposentadorias e pensões. Apesar de compreender as dificuldades do curto prazo, a diretoria fez um apelo para que os professores financeiramente mais vulneráveis não fossem afetados.
“Entendemos que somos representantes de toda a categoria na UFRJ, porém, por princípio de justiça distributiva, nos preocupamos particularmente com os mais vulneráveis”, afirma a presidenta da AdUFRJ, professora Mayra Goulart. “O documento entregue à PR-4 reafirma os mesmos princípios constantes na carta que entregamos para a ministra Esther Dweck (veja mais na página 5): nosso compromisso em buscar melhorias para a carreira, com foco em sanar as desigualdades existentes e com atenção aos segmentos menos valorizados”.
A docente elogia a atuação dos servidores da PR-4, pelo empenho e compromisso com todos os colegas. “Sem dúvidas, os profissionais da Pró-reitoria de Pessoal têm grande responsabilidade nessa conquista que é de todos. Eles são os grandes protagonistas dessa força-tarefa que objetivava não deixar ninguém para trás”, observa. “Em nome da diretoria da AdUFRJ, manifesto mais uma vez os nossos sinceros agradecimentos”, celebra Mayra.
Superintendente de Pessoal, Rafael Pereira conta que o sistema “não foi 100%”, devido aos muitos acessos simultâneos concentrados em pouco tempo. Mas o aumento do prazo dado pelo MGI, de um dia, permitiu a conclusão dos trabalhos. “A equipe somente desmobilizou o estado de prontidão após o recálculo da folha, realizado durante a terça-feira (15) para preparar a prévia”, diz. “A reação foi de alívio e satisfação pelo dever cumprido”.
Pró-reitora de Pessoal, Neuza Luzia Pinto também destaca o compromisso dos servidores em dar conta de uma demanda tão extensa, num prazo tão curto. “A equipe conseguiu concluir os lançamentos não porque foi pressionada, mas porque tem extremo compromisso com a universidade e todos os servidores desta casa”, avalia. “Esse episódio demonstrou o empenho, a capacidade, a dedicação, o senso de solidariedade e o espírito público dos nossos servidores”.
Ela explica que quando compreendeu que haveria um problema no lançamento dos pagamentos reajustados, buscou informar a todas as instâncias para que houvesse ciência e também uma possibilidade de resolução. “Ficamos todos muito apreensivos. Nossa equipe sempre faz esses lançamentos manuais, mas normalmente temos entre 10 e 12 dias para concluí-los. Desta vez, o Ministério (da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) nos deu apenas quatro dias, contando com o final de semana”, explica.
Neuza conta que houve intenso preparo das equipes nos últimos meses e a recente aquisição de novos computadores contribuiu para que os lançamentos fossem realizados dentro do prazo. “Felizmente, os computadores recém-adquiridos fizeram diferença positiva, pois os que tínhamos até o mês passado não dariam conta”.
(Colaborou Kelvin Melo)

Veja a íntegra do
comunicado da PR-4:
“Como informado pelo MGI, a folha de pagamento será fechada hoje, 14/04/2025.
As equipes da PR-4 envolvidas com o fechamento da folha de pagamento e com a admissão dos novos concursados conseguiram concluir manualmente o lançamento do pagamento com o reajuste, incluindo os valores retroativos a janeiro, dos professores substitutos, do NES, dos novos concursados e também das pensões e aposentadorias.
Os reajustes dos demais servidores estão sendo implementados diretamente pelo MGI.
Assim, todas as categorias, sem exceção, receberão os salários reajustados, inclusive o retroativo a janeiro, na folha de abril, a ser paga até o segundo dia útil de maio.
Esse resultado só foi possível porque as servidoras e os servidores da PR-4, mesmo sem poder receber hora extra, trabalharam durante todo o final de semana, conseguindo concluir os lançamentos nesta segunda-feira.
É importante ressaltar que esse trabalho foi realizado exclusivamente pelo compromisso, responsabilidade e respeito que os servidores da PR-4 têm com os trabalhadores, aposentados e pensionistas da UFRJ.
Parabéns a toda a equipe!”

REAJUSTE NA PRÉVIA DO CONTRACHEQUE

Dados podem ser acessados via SouGov

Desde a última quarta-feira (16), os servidores começaram a visualizar a prévia do contracheque de abril, que será pago para os servidores da UFRJ até o segundo dia útil de maio. Nele já consta o novo valor do vencimento básico, reajustado em 9%, e as diferenças acumuladas desde 1ºde janeiro, represadas pelo atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025.

Com a sanção da LOA, foram atualizados mais de 9 mil cargos e reposicionados cerca de 800 mil servidores. Os docentes podem acessar as informações e a prévia do contracheque pelo aplicativo ou site SouGov para verificar os valores.

Topo