A chapa 1 venceu, na UFRJ, a eleição para a diretoria do Sindicato Nacional. Foram 269 votos contra 141 da segunda colocada, a chapa 4. A chapa 3 conquistou 31 votos. Já a chapa 2, 18. Houve, ainda, 3 brancos e 3 nulos. A apuração nacional começa ainda hoje, a partir dos envios dos resultados locais pelas seções sindicais.
"A vitória da chapa 1 é um demonstrativo que a nossa categoria deseja, de fato, um projeto político de um sindicato autônomo. Isso é fundamental", avaliou a professora Fernanda Vieira, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos e candidata a secretária-geral do Sindicato Nacional pela chapa 1. "Fico muito feliz com este resultado".
O quórum do pleito na UFRJ caiu bastante em relação a 2023, quando 771 professores foram às urnas. "Eu percebo um esvaziamento da universidade, que não é só da nossa categoria. Mas também de estudantes, do corpo técnico e até da sociedade de uma forma geral. Esse debate das ausências precisa ser construído de uma forma fraterna", afirmou Fernanda.
Já a professora Eleonora Ziller, da Faculdade de Letras e representante da chapa 4 na UFRJ, atribuiu o reduzido quórum às turbulências do processo eleitoral. A chapa 4, de oposição à diretoria nacional, foi excluída do processo eleitoral por supostas irregularidades e precisou garantir na Justiça o direito à participação no pleito. Mas isso tomou muito tempo da campanha.
"A chapa teve dificuldade de fazer campanha, de chegar aos docentes. Os docentes que não se viram representados na eleição se afastaram. O quórum é uma derrota para todo mundo", disse. " Até onde estou acompanhando, no quadro nacional, a eleição está seguindo o perfil da UFRJ, com um quórum baixíssimo. E o quórum reduzido indica que foi uma eleição de militância, como era no passado", lamentou.
Representante da Comissão Eleitoral Local, a diretora da AdUFRJ Nedir do Espirito Santo agradeceu a todos que participaram do pleito. "Foi uma eleição bem tranquila, sem nenhuma ocorrência. E a apuração correu em um clima bastante cordial", elogiou.
Confira abaixo o mapa da votação na UFRJ