Entre os dias 7 e 9, o “Conhecendo a UFRJ 2025” tomou conta do campus da Cidade Universitária. O evento apresentou a universidade para os estudantes do ensino médio.
Na cerimônia de abertura no auditório do Centro de Tecnologia, o reitor Roberto Medronho contou a história de criação da UFRJ e destacou algumas contribuições da instituição para a sociedade brasileira. “O pré-sal surgiu de pesquisas desta universidade. O pesquisador que descobriu a doença de Chagas, Carlos Chagas, foi aluno e professor desta casa”, disse.
A programação do “Conhecendo” previa uma série de palestras sobre os 175 cursos de graduação. A pró-reitora de Graduação, Maria Fernanda Quintela, afirmou que o objetivo é inspirar sonhos. “Estamos muito vibrantes em receber vocês e mostrar o que estamos construindo na universidade. Ao entrarem na UFRJ, vocês vão ajudar a construir o futuro”.
Pró-reitora de Extensão, a professora Ivana Bentes abordou o impacto da universidade na trajetória dos jovens. “A UFRJ é um multiverso. Essa universidade muda a vida da gente e abre vários campos de possibilidades. É uma experiência transformadora”.
Foto: Fernando Souza