Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Dirigentes de instituições federais de ensino do Rio se reuniram com parlamentares fluminenses, no dia 19, para discutir a crise orçamentária das universidades, institutos e Pedro II. No encontro, realizado na sede do IFRJ, os gestores apresentaram a redução das receitas ao longo dos últimos 10 anos. As perdas são calculadas em quase R$ 3 bilhões, no período, em valores corrigidos pela inflação.
"A situação orçamentária é gravíssima", afirmou o presidente do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, professor Roberto Rodrigues (UFRRJ). Situação agravada pelo decreto federal que limitou a liberação mensal do orçamento a 1/18. "Estávamos fazendo uma gestão minguada. O decreto acabou com nosso poder de gestão", completou o reitor da Rural.
A reitora em exercício da UFRJ, professora Cássia Turci, reforçou: "Com 1/12, já estávamos com dificuldade muito grande. Fazemos um apelo para que a gente consiga reverter esta situação".
Vice-líder do governo, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) informou que escreveu ao ministro da Educação, Camilo Santana, e recebeu como resposta que ele vai se reunir com o presidente Lula ainda hoje para tratar da questão. "Devemos ter novidades esta semana", disse.
O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) afirmou que vai cobrar uma resposta do ministro nesta quarta-feira, quando Camilo Santana irá comparecer à Comissão de Educação da Câmara.
A direção da AdUFRJ esteve representada no encontro pela professora Nedir do Espirito Santo. 
 
Confira alguns registros do encontro feitos pelo fotógrafo Fernando Souza.

WhatsApp Image 2025 05 20 at 13.52.15 1
WhatsApp Image 2025 05 20 at 13.52.15 2WhatsApp Image 2025 05 20 at 13.56.31
WhatsApp Image 2025 05 20 at 13.52.15
WhatsApp Image 2025 05 20 at 13.34.04
Topo